Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9782
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os sentidos da atividade docente na interface entre ergologia e enunciação : das prescrições do trabalho à singularização enunciativa
Autor: SANTOS, Vládia Patrícia Medeiros 
Primeiro orientador: FERREIRA JÚNIOR, José Temístocles
Primeiro membro da banca: BORBA, Vicentina Ramires
Segundo membro da banca: SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto
Resumo: Esta dissertação aborda a relação entre a enunciação e o trabalho docente e busca compreender o modo com que a atividade docente adquire sentidos e é representada discursivamente. Para isso, a investigação está fundamentada nas reflexões de Émile Benveniste (1988 e 1989) e em formulações da ergologia de Yves Schwartz (1996, 1998 e 2006). O objetivo principal é compreender a instauração da experiência de trabalho no ato enunciativo de docentes da educação superior e, para tanto, faremos uma releitura do método denominado núcleos de significação propostos por Wanda Aguiar e Sérgio Ozella (2006 e 2013) para refletir sobre a caracterização docente atrelada aos estudos enunciativos e ergológicos. Adotou-se uma metodologia qualitativo-interpretativista para análise dos dados. O corpus da pesquisa é formado por questionários respondidos por docentes da área de Letras de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Os resultados das análises mostram que entre as prescrições da atividade e o exercício profissional há um espaço para instauração da experiência. Esse espaço é preenchido no ato de enunciar e evidencia o modo com que cada docente constrói sentidos para o exercício da docência nas relações discursivas estabelecidas com o outro. Em outros termos, a construção de sentidos para a atividade docente está diretamente relacionada ao modo com que cada sujeito trabalhador compreende os eventos que marcaram sua trajetória e a enunciação se apresenta como o espaço por meio do qual é possível instaurar experiências e construir sentidos para cada atividade.
Abstract: Esta disertación aborda la relación entre la enunciación y el trabajo docente y busca comprender el modo con que la actividad docente adquiere sentidos y es representada discursivamente. Para eso, la investigación está fundamentada en las reflexiones de Émile Benveniste (1988 y 1989) y en formulaciones de la ergología de Yves Schwartz (1996, 1998 y 2006). El objetivo principal es comprender la instauración de la experiencia de trabajo en el acto enunciativo de docentes de la educación superior y, para eso, haremos una relectura del método denominado núcleos de significación propuestos por Wanda Aguiar y Sérgio Ozella (2006 y 2013) para refletir sobre la caracterización docente relacionada a los estudios enunciativos y ergológicos. Fue adoptada una metodología cualitativo-interpretativista para los análisis de los datos. El corpus de la pesquisa es formado por cuestionarios respondidos por docentes del área de Letras de una Institución Pública de Enseñanza Superior. Los resultados de los análisis muestran que entre las prescripciones de la actividad y el ejercicio profesional existe un espacio para la instauración de la experiencia. Ese espacio es rellenado en el acto de enunciar y evidencia el modo con que cada docente construye sentidos para el ejercicio de la docencia en las relaciones discursivas establecidas con el otro. En otros términos, la construcción de sentidos para la actividad docente está directamente relacionada al modo con que cada sujeto trabajador comprende los eventos que marcaron su trayectoria y la enunciación se presenta como el espacio por medio del cual es posible instaurar experiencias y construir sentidos para cada actividad.
Palavras-chave: Ergologia
Enunciação
Docente
Trabalho docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: SANTOS, Vládia Patrícia Medeiros. Os sentidos da atividade docente na interface entre ergologia e enunciação : das prescrições do trabalho à singularização enunciativa. 2024. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9782
Data de defesa: 29-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vladia Patricia Medeiros Santos.pdfDocumento principal462,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.