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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9757
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tecnologia e computação na educação básica: uma proposta de implantação no currículo da Rede Municipal de Ensino dos Municípios da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco de Pernambuco |
Autor: | SOUZA, Maria do Rosário |
Primeiro orientador: | FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha |
Primeiro membro da banca: | ALBUQUERQUE, José de Lima |
Segundo membro da banca: | FRANCA, Rozelma Soares de |
Resumo: | Esta pesquisa investiga as possibilidades de inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação e do ensino de computação no currículo da rede de ensino dos municípios da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio do São Francisco em Pernambuco. A maioria dos conhecimentos que os alunos precisam construir no século XXI, em constante transformações, tem relação com as novas tecnologias de informação e comunicação. As tecnologias digitais e a internet têm alterado as formas de relações pessoais, sociais e econômicas dos sujeitos. Face às demandas da sociedade contemporânea, compreende-se o quanto é urgente a inclusão das tecnologias e do ensino da computação na educação. A Base Nacional Comum Curricular orienta que os temas tecnologia e computação devem ser vivenciados de forma transversal em todas as áreas de conhecimento e componentes curriculares. A Sociedade Brasileira de Computação por meio das Normas de Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC, orienta os conhecimentos referentes a computação importantes na formação dos estudantes. A presente pesquisa debruça-se sobre as tecnologias na educação, o ensino de computação, a inovação e sua relação com as mudanças da sociedade e da educação. Trata também da cultura digital, relacionada à quinta das dez competências gerais da BNCC. Alguns autores que mobilizaram os estudos e fortaleceram a relação da teoria e prática foram: Valente (2018); Filho; Raabe; Heinsfeld (2020); e Felcher et al. (2022). É uma pesquisa bibliográfica e de campo, com aprofundamento teórico, aplicação de questionários e entrevistas com professores e gestores de educação municipal. Os dados foram analisados sob duas estratégias: a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2020) e estatística descritiva. As opiniões dos participantes foram consensuais sobre a importância do ensino de tecnologia nas escolas, porém, o termo computação não foi mencionado. Os maiores desafios dos municípios têm relação com a formação dos professores em tecnologia, e principalmente, a falta de docentes com formação em computação e de um plano de ação nesse sentido. Evidencia-se a fragilidade dos municípios para adquirir recursos e constata-se um sucateamento na infraestrutura tecnológica. Os municípios, até então, não têm discutido sobre as possibilidades de implantação de tecnologia e computação no currículo. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam ajudar os municípios, além dos pesquisados, na tomada de decisões sobre a implantação do ensino de tecnologia e computação no currículo da rede de educação municipal. |
Abstract: | This research investigates the possibilities of inserting digital information and communication technologies and computing teaching into the curriculum of the education network of the municipalities of the Regional Education Management of the Sertão do Submédio do São Francisco in Pernambuco. Most of the knowledge that students need to build in the 21st century, which is constantly changing, is related to new information and communication technologies. Digital technologies and the internet have changed the forms of personal, social and economic relationships of individuals. Given the demands of contemporary society, it is clear how urgent it is to include technologies and teaching computing in education. The National Common Curricular Base advises that technology and computing themes must be experienced across all areas of knowledge and curricular components. The Brazilian Computing Society, through the Computing Standards in Education – Complement to the BNCC, guides knowledge regarding computing that is important in the training of students. The research focuses on technologies in education, computing teaching, innovation and its relationship with changes in society and education. It also deals with digital culture, related to the fifth of the ten general competencies of the National Common Curricular Base. Some authors who mobilized studies and strengthened the relationship between theory and practice were: Valente (2018); Son; Rahab; Heinsfeld (2020); and Felcher et al. (2022). It is a bibliographical and field research, with theoretical depth, application of questionnaires and interviews with teachers and municipal education managers. The data was analyzed using two strategies: Content Analysis (BARDIN, 2020) and descriptive statistics. The participants' opinions were consensual about the importance of teaching technology in schools, however, the term computing was not mentioned. The biggest challenges facing municipalities are related to the training of teachers in technology, and mainly, the lack of teachers with training in computing and of an action plan in this regard. The fragility of municipalities in acquiring resources is evident and there is a breakdown in technological infrastructure. Municipalities, until now, have not discussed the possibilities of implementing technology and computing in the curriculum. It is expected that the results of this research can help municipalities, in addition to those surveyed, in making decisions about the implementation of technology and computing teaching in the curriculum of the municipal education network. |
Palavras-chave: | Cultura digital Ensino de computação Ensino fundamental Currículo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | SOUZA, Maria do Rosário. Tecnologia e computação na educação básica: uma proposta de implantação no currículo da Rede Municipal de Ensino dos Municípios da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco de Pernambuco. 2024. 244 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9757 |
Data de defesa: | 27-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
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