???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9753
Tipo do documento: Dissertação
Título: Questão sociocientífica acerca do derramamento de óleo nas praias do nordeste brasileiro: possibilidade para o desenvolvimento da argumentação em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Autor: BARBOSA, Thiara Vanessa da Silva 
Primeiro orientador: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Resumo: O ensino de ciências vem passando por mudanças que visam propiciar uma formação dos estudantes para o desenvolvimento de uma leitura mais crítica da sua realidade. Nessa direção, uma prática social que apresenta potencial para a construção do conhecimento de forma crítica é a argumentação, que representa uma das dimensões da prática epistêmica no contexto escolar. Essa pesquisa é de natureza qualitativa com relação à abordagem dos dados e teve como objetivo analisar como uma questão sociocientífica (QSC) sobre o tema Derramamento de Petróleo no Oceano Atlântico Sul, ocorrido em 2019 no litoral nordestino pode contribuir para o desenvolvimento da argumentação em aulas de ciências, nos anos finais do ensino fundamental. Este tema foi escolhido porque envolve questões controversas cujos elementos-chave para a compreensão são a discussão e o debate. Para isso, foi elaborada uma sequência didática (SD) que incorpora uma QSC desenvolvida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola particular de Recife, Pernambuco. A SD contempla seis aulas de 50 minutos cada, para a realização das atividades propostas e resolução da QSC. As respostas, ações e as interações discursivas desenvolvidas pelos estudantes nas atividades foram analisadas com base em categorias analíticas a priori, que remetem a: identificação de processos argumentativos, análise de sua natureza e estratégias de ensino mobilizadas nestes processos. Os resultados mostraram a presença das situações argumentativas ao longo das interações entre estudantes, professor e conhecimento, e dos movimentos discursivos e epistêmicos atrelados ao desenvolvimento da argumentação. Verificou-se que a QSC trabalhada foi exitosa para o desenvolvimento da argumentação. Os argumentos elaborados pelos estudantes contemplaram as naturezas ambiental, científica, social e, especialmente, a econômica, bem como a mobilização, especialmente, de estratégias cognitivas e metacognitivas.
Abstract: Science teaching has been undergoing changes that aim to provide students with training to develop a more critical reading of their reality. In this sense, a social practice that has potential for the construction of knowledge in a critical way is argumentation, which represents one of the dimensions of epistemic practice in the school context. This research is qualitative in nature in relation to the data approach and aimed to analyze how a socio-scientific question (QSC) on the topic of the Oil Spill in the South Atlantic Ocean, which occurred in 2019 on the northeastern coast, can contribute to the development of argumentation in classes science, in the final years of elementary school. This topic was chosen because it involves controversial issues whose key elements for understanding are discussion and debate. To this end, a didactic sequence (SD) was created that incorporates a QSC developed in a 9th year elementary school class at a private school in Recife, Pernambuco. The SD includes six classes of 50 minutes each, to carry out the proposed activities and resolve the QSC. The responses, actions and discursive interactions developed by students in the activities were analyzed based on a priori analytical categories, which refer to: identification of argumentative processes, analysis of their nature and teaching strategies mobilized in these processes. The results showed the presence of argumentative situations throughout the interactions between students, teacher and knowledge, and the discursive and epistemic movements linked to the development of argumentation. It was verified that the QSC worked on was successful for the development of the argument. The arguments elaborated by the students covered environmental, scientific, social and, especially, economic natures, as well as the mobilization, especially, of cognitive and metacognitive strategies.
Palavras-chave: Questões sociocientíficas
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BARBOSA, Thiara Vanessa da Silva. Questão sociocientífica acerca do derramamento de óleo nas praias do nordeste brasileiro: possibilidade para o desenvolvimento da argumentação em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9753
Data de defesa: 30-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiara Vanessa da Silva Barbosa.pdfDocumento principal1,5 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.