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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de probabilidade : um olhar sobre os obstáculos didáticos a partir da análise da relação contratual entre professor-aluno-saber
Autor: FARIAS, Vitória da Silva 
Primeiro orientador: LIMA, Anna Paula de Avelar Brito
Primeiro membro da banca: ESPÍNDOLA, Elisangela Bastos de Melo
Segundo membro da banca: ALMEIDA, Fernando Emilio Leite de
Terceiro membro da banca: CAVALCANTE, José Luiz
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar de que forma a relação contratual pode influenciar no surgimento de obstáculos didáticos no ensino de Probabilidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 9° Ano. Utilizamos como aporte teórico desse trabalhado, duas noções teóricas desenvolvidas por Guy Brousseau, o Contrato Didático e o Obstáculo Didático. O Contrato Didático diz respeito às cláusulas estabelecidas, sobretudo de maneira implícita, a partir da relação entre professor e aluno diante de um saber pertencente à situação didática. O Obstáculo Didático, por sua vez, diz respeito às escolhas do professor ao conduzir à situação didática, refletidas em suas ações, falas e gestos, que têm a potencialidade de criar barreiras na apropriação do saber. O saber matemático que entrelaçou a pesquisa foi a Probabilidade, campo matemático regido pelo indeterminismo que tem por objeto de estudo, o acaso. A pesquisa é de cunho exploratório e contou com a participação de quatro professores de Matemática de uma escola pública do município de São Lourenço da Mata, na região da Mata Norte do estado de Pernambuco. Metodologicamente a construção de seus dados ocorreu a partir de três etapas: mapeamento dos obstáculos didáticos em Probabilidade; entrevista semiestruturada; observação de aula. Os resultados indicam que a emergência de fatores obstaculizadores ocorrem sobretudo a partir do elemento didático contratual denominado negociação, mas que também podem emergir em outros elementos do Contrato Didático como a expectativa, a regra e a ruptura. Além disso, o estudo aponta que existem alguns tipos de situações didáticas frente à emergência desses obstáculos: aquelas que já favorecem à emergência de obstáculos pois já são idealizadas de maneira inadequadas; aquelas que, em tese, não favoreceriam os obstáculos didáticos, mas a forma como o professor a negocia, torna a situação obstacularizante.
Abstract: The present research aimed to analyze how the contractual relationship can influence the emergence of didactic obstacles in the teaching of Probability in the Final Years of Elementary School, more specifically in the 9th Grade. Therefore, we used as a theoretical contribution of this work, two theoretical notions developed by Guy Brousseau, the Didactic Contract and the Didactic Obstacle. The Didactic Contract refers to the clauses established, especially implicitly, from the relationship between teacher and student in the face of knowledge belonging to the didactic situation. The Didactic Obstacle, in turn, concerns the teacher's choices when leading to the didactic situation, reflected in their actions, speeches and gestures, which have the potential to create barriers in the appropriation of knowledge. The mathematical knowledge that intertwined the research was Probability, a mathematical field governed by indeterminism that has chance as its object of study. The research is exploratory and had the participation of four Mathematics teachers from a public school in the municipality of São Lourenço da Mata, Mata Norte region of Pernambuco. Methodologically, the construction of their data occurred from three stages: mapping of didactic obstacles in Probability; semi-structured interviews; class observation. The results indicate that the emergence of obstacle factors occurs mainly from the didactic contractual element called negotiation, but that they can also emerge in other elements of the Didactic Contract such as expectation, rule and rupture. In addition, the study points out that there are some types of didactic situations in the face of the emergence of these obstacles: those that already favor the emergence of obstacles because they are already inadequately idealized; those that, in theory, would not favor the didactic obstacles, but the way the teacher negotiates it, makes the situation obstacle.
Palavras-chave: Ensino de probabilidade
Contrato didático
Obstáculo Didático
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FARIAS, Vitória da Silva. Ensino de probabilidade : um olhar sobre os obstáculos didáticos a partir da análise da relação contratual entre professor-aluno-saber. 2024. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9752
Data de defesa: 27-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

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