???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9746
Tipo do documento: Dissertação
Título: Evolução do sistema de recursos de licenciandas em matemática no programa de bolsas de iniciação à docência
Autor: DAMASCENA, Joseleide da Silva 
Primeiro orientador: ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo
Primeiro membro da banca: ALMEIDA, Jadilson Ramos de
Segundo membro da banca: ROCHA, Katiane de Moraes
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar a evolução do sistema de recursos de licenciandas em Matemática a partir de sua participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A pesquisa é ancorada na Abordagem Documental do Didático e nos princípios da Metodologia de Investigação Reflexiva. A pesquisa foi desenvolvida com três licenciandas - bolsistas do programa, em três etapas. Na primeira etapa, buscamos levantar os recursos marcantes para as licenciandas em relação ao ensino de matemática, até sua entrada no Pibid, por meio das ferramentas: mapeamento reflexivo do sistema de recursos, trajetória documental e entrevista. Na segunda, acompanhamos o trabalho documental das licenciandas na elaboração de duas sequências didáticas para o estudo de área de figuras planas, utilizando o tangram, por meio da observação das reuniões de planejamento, observação de classe e entrevista de autoconfrontação. Na terceira, ao final de nove meses de participação no programa, solicitamos a reconstrução pelas licenciandas de seus mapeamentos reflexivos e suas trajetórias documentais e aplicamos uma entrevista sobre isto. Dentre os resultados, expomos a evolução dos esquemas desenvolvidos no planejamento e execução de tarefas com o tangram (em papel e em madeira) e depois como esses esquemas evoluíram no processo de construção de um e-book interativo contendo o tangram em versão digital. Tais experiências são discutidas à luz da contribuição desse programa à formação inicial docente, sobretudo, em relação aos conhecimentos adquiridos acerca do uso de recursos didáticos para o ensino de Matemática.
Abstract: The objective of this research is to analyze the evolution of the resource system of undergraduate students in mathematics from their participation in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (Pibid). The research is anchored in the Documentational Approach to Didactics and in the principles of the Reflective Investigation Methodology. The research was developed with three undergraduate students – scholarship holders of the program, in three stages. In the first stage, we sought to raise the outstanding resources for undergraduate students in relation to the teaching of mathematics, until their entry into Pibid, through the following tools: Reflexive mapping of the resource system, documentational trajectory and interview. In the second, we followed the documentary work of the students in the elaboration of two didactic sequences for the study of the area of flat figures, using the tangram, through the monitoring of planning meetings, class observation and self-confrontation interview. In the third, at the end of nine months of participation in the program, we requested the reconstruction by the students of their reflective mappings and their documentational trajectories and applied an interview about it. Among the results, we expose the evolution of the schemes developed in the planning and execution of tasks with the tangram (on paper and wood) and then how these schemes evolved in the process of building an interactive e-book containing the tangram in a digital version. Such experiences are discussed in the light of the contribution of this program to the initial teacher training, especially in relation to the knowledge acquired about the use of didactic resources for the teaching of Mathematics.
Palavras-chave: PIBID
Abordagem documental do didático
Formação inicial
Professor de matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: DAMASCENA, Joseleide da Silva. Evolução do sistema de recursos de licenciandas em matemática no programa de bolsas de iniciação à docência. 2024. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9746
Data de defesa: 28-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joseleide da Silva Damascena.pdfDocumento principal2,57 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.