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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9745
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A abordagem de resolução de problemas : contribuições para o estudo do princípio de Arquimedes no Ensino médio |
Autor: | SANTOS, Hemily Eduarda ![]() |
Primeiro orientador: | BATINGA, Verônica Tavares Santos |
Primeiro membro da banca: | TENORIO, Alexandro Cardoso |
Segundo membro da banca: | CAMPOS, Angela Fernandes |
Resumo: | A Resolução de Problemas é uma linha de pesquisa que pertence à Didática das Ciências e Matemática, e uma metodologia de ensino amplamente discutida na área de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, sendo alvo de investigação por diversos pesquisadores nacionais e internacionais. Esta dissertação teve como objetivo geral avaliar as contribuições da abordagem de Resolução de Problemas para o estudo do Princípio de Arquimedes pelos alunos do ensino médio, em aulas de Física. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e do tipo intervenção pedagógica. Os procedimentos de pesquisa adotados foram: 1) análise bibliográfica de artigos de periódicos científicos para identificar as direções de estudos sobre a Resolução de Problemas ancorados na teoria de Vygotsky, desenvolvidos na área de ensino de Física com alunos do ensino médio, 2) Elaboração de uma intervenção didática com base na resolução de problemas na perspectiva de Vygotsky e 3) Análise de dados das produções e interações dos estudantes durante a intervenção. Os dados foram analisados com base nas categorias construídas a priori, relacionadas com o conhecimento físico escolar e as etapas da resolução de problemas, a saber: Desenvolvimento dentro das Expectativas (DDE), Desenvolvimento Regular (DR), Desenvolvimento abaixo das Expectativas (DAE) e Desenvolvimento Insuficiente (DI). Os resultados evidenciaram a importância da abordagem de resolução de problemas na promoção do desenvolvimento dos alunos, com relação a compreensão das limitações do Princípio de Arquimedes e o estímulo ao pensamento crítico e colaborativo. Em síntese, conclui-se que a Resolução de Problemas se apresentou como uma abordagem que possibilitou uma compreensão contextualizada e significativa do Princípio de Arquimedes, a elaboração de hipóteses, questionamentos, análise de dados e comunicação de resultados pelos estudantes. |
Abstract: | Problem Solving is a line of research that belongs to Science and Mathematics Didactics, and a teaching methodology widely discussed in the area of research in Science and Mathematics Teaching, being the target of investigation by several national and international researchers. This dissertation had the general objective of evaluating the contributions of the Problem Solving approach to the study of Archimedes' Principle by high school students, in Physics classes. This is research of a qualitative nature and of the pedagogical intervention type. The research procedures adopted were: 1) bibliographical analysis of articles from scientific journals to identify the directions of studies on Problem Solving anchored in Vygotsky's theory, developed in the area of Physics teaching with high school students, 2) Preparation of a didactic intervention based on problem solving from Vygotsky's perspective and 3) Data analysis of students' productions and interactions during the intervention. The data were analyzed based on the categories constructed a priori, related to school physical knowledge and the stages of problem solving, namely: Development within Expectations, Regular Development, Development below Expectations and Insufficient Development. The results highlighted the importance of the problem-solving approach in promoting student development, in relation to understanding the limitations of Archimedes' Principle and encouraging critical and collaborative thinking. In summary, it is concluded that Problem Solving presented itself as an approach that enabled a contextualized and meaningful understanding of Archimedes' Principle, the elaboration of hypotheses, questions, data analysis and communication of results by students. |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Princípio de Arquimedes Ensino de física Ensino médio |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SANTOS, Hemily Eduarda. A abordagem de resolução de problemas : contribuições para o estudo do princípio de Arquimedes no Ensino médio. 2024. 174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9745 |
Data de defesa: | 16-May-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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