???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9743
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A utilização do portfólio digital na avaliação da aprendizagem em matemática no ensino médio |
Autor: | FERREIRA, Edmara Patrícia Américo |
Primeiro orientador: | ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo |
Primeiro membro da banca: | SIMÕES NETO, José Euzebio |
Segundo membro da banca: | SANTOS, Luciana |
Resumo: | A implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas e privadas do Brasil suscitou mudanças nas práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos, sendo as instituições de ensino responsáveis em definir seus instrumentos avaliativos. Neste cenário, esta pesquisa tem por objetivo analisar as potencialidades dos portfólios digitais, produzidos por alunos do Ensino Médio de uma unidade escolar do Serviço Social da Indústria (SESI), como instrumento de avaliação em Matemática. Para tanto, percorremos a literatura sobre a avaliação por meio de portfólios no campo da Educação e da Educação Matemática. No delineamento metodológico das etapas da pesquisa, utiliza-se os pressupostos do estudo de caso e da pesquisa documental. Em uma primeira etapa buscamos estudar a implementação do portfólio na avaliação dos alunos da rede SESI. Na segunda etapa, houve a triagem dos alunos que poderiam fornecer os seus Portfólios Digitais de Matemática para análise, por meio de um questionário. Na terceira etapa, ocorreu a análise de dez portfólios, selecionados na etapa anterior, com base nos tópicos orientados pela instituição escolar, tais como: dificuldades dos alunos, superações, plano de estudo, trabalhos do bimestre, autoavaliação e a visão dos alunos. Os resultados indicam que o Portfólio digital pode ser considerado como uma ferramenta de avaliação promissora para o ensino de Matemática. Sua aplicação revela contribuições significativas para a promoção da autoavaliação, autonomia e autorreflexão dos alunos em relação aos seus próprios percursos de aprendizagem. |
Abstract: | The implementation of the New High School in public and private schools in Brazil has led to changes in the practices of evaluation of students' learning, and educational institutions are responsible for defining their assessment instruments. In this scenario, this research aims to analyze the potential of digital portfolios, produced by high school students of a school unit of the Social Service of Industry (SESI), as an evaluation instrument in Mathematics.To do so, we reviewed literature on portfolio assessment in the field of Education and Mathematics Education. In the methodological design of the research stages, we relied on the assumptions of case study and documentary research. In the first stage, we sought to study the implementation of the portfolio in the assessment of SESI network students. In the second stage, students who could provide us with their Digital Mathematics Portfolios for analysis were selected through a questionnaire. In the third stage, the analysis of ten portfolios, selected in the previous stage, was conducted based on topics guided by the school institution, such as: students' difficulties, achievements, study plan, bimonthly assignments, self-assessment, among others. The research results indicate that the digital portfolio emerges as a promising assessment tool for teaching Mathematics. Its application reveals significant contributions to promoting self-assessment, autonomy, and self-reflection among students regarding their own learning paths. |
Palavras-chave: | Portfólio digital Avaliação da aprendizagem Ensino da matemática Ensino médio |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | FERREIRA, Edmara Patrícia Américo. A utilização do portfólio digital na avaliação da aprendizagem em matemática no ensino médio. 2024. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9743 |
Data de defesa: | 10-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Edmara Patricia Americo Ferreira.pdf | Documento principal | 4,97 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.