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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9738
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pensamento algébrico e tarefas com generalização de padrões : um olhar para os recursos multimodais em um encontro formativo remoto com professores dos anos iniciais à luz da teoria da objetivação |
Autor: | BEZERRA, Fábio Belarmino ![]() |
Primeiro orientador: | ALMEIDA, Jadilson Ramos de |
Primeiro membro da banca: | MELO, Elisângela Bastos de |
Segundo membro da banca: | MARTINS, Juliana Bezerra |
Terceiro membro da banca: | NASCIMENTO, Monica Dias do |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), como o principal documento norteador do currículo da educação Brasileira, apresenta a álgebra como uma unidade temática a ser abordada, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como um dos seus objetivos principais contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Pensando na necessidade de se estabelecer uma conexão entre o ensino da álgebra e as demais unidades temáticas, é preciso considerar a responsabilidade que o professor dos Anos Iniciais assume, que é a de ampliar seus conhecimentos, a fim de proporcionar essa articulação com segurança. Esse contexto desperta a reflexão sobre a formação do professor dos Anos Iniciais, que desenvolve habilidades para uma ampla possibilidade de atuação profissional, para além da sala de aula, porém ainda com fragilidades, o que demonstra a constante necessidade de preencher as lacunas ao longo da sua formação. Desse modo, as mobilizações giram em torno do investimento em formação continuada, a fim de preencher alguns hiatos, entre eles, o entendimento sobre o ensino da álgebra, unidade temática foco desta pesquisa. Assim, este estudo tem como primeiro passo apreciar um encontro formativo de continuidade, em contexto remoto, planejado para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo é identificar indícios de objetivação, a partir da análise de tarefas com generalização de padrões, discutidas em um encontro formativo remoto, com professores dos anos iniciais, à luz da Teoria da Objetivação. Assim, foram realizadas análises de concepções relacionadas ao pensamento algébrico, a partir das reflexões e interações das professoras, durante o estudo dessas tarefas. Na análise, foi utilizado o conceito de multimodalidade e seus mais variados recursos como artefatos fundamentais para a compreensão da temática, bem como reflexões sobre a importância desses recursos na mobilização de saberes em sala de aula. Nesses aspectos, não evidenciamos com clareza a materialização dos vetores do pensamento algébrico, mas experienciamos os processos de objetivação e possíveis distinção entre as generalizações algébrica e aritmética, discutidas dentro da vivência do Labor Conjunto, atividade apresentada na TO, que, entre outros aspectos, prioriza a coletividade, a solidariedade, o cuidado com o outro, nos processos de produção do conhecimento. |
Abstract: | The National Common Core (BNCC, 2017), as the main guiding document of the Brazilian education curriculum, introduces algebra as a thematic unit to be addressed starting from the Early Years of Elementary School, with one of its primary objectives being to contribute to the development of algebraic thinking. Considering the need to establish a connection between algebra instruction and other thematic units, it is essential to recognize the responsibility that Early Years teachers assume, which is to expand their knowledge in order to facilitate this integration effectively. This context prompts reflection on the training of Early Years teachers, who develop skills for a broad range of professional activities beyond the classroom but still face challenges, highlighting the ongoing need to address gaps throughout their education. Therefore, efforts focus on investing in continuing education to fill these gaps, including understanding the teaching of algebra, which is the central theme of this research. The first step of this study involves evaluating a continuing education session conducted remotely, designed for Early Years Elementary School teachers, with the aim of identifying evidence of objectification through the analysis of tasks involving pattern generalization, discussed in a remote formative session with Early Years teachers, in light of the Theory of Objectification. Analyses were conducted on conceptions related to algebraic thinking, based on the teachers' reflections and interactions during the study of these tasks. The analysis utilized the concept of multimodality and its various resources as fundamental tools for understanding the topic, along with reflections on the importance of these resources in mobilizing knowledge in the classroom. In these aspects, the materialization of vectors of algebraic thinking was not clearly evidenced, but the processes of objectification and possible distinctions between algebraic and arithmetic generalizations were experienced and discussed within the context of Joint Labor, an activity presented in the Theory of Objectification, which, among other aspects, prioritizes collectivity, solidarity, and care for one another in the processes of knowledge production. |
Palavras-chave: | Ensino da álgebra Pensamento algébrico Recursos multimodais Formação continuada Formação de professores |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | BEZERRA, Fábio Belarmino. Pensamento algébrico e tarefas com generalização de padrões : um olhar para os recursos multimodais em um encontro formativo remoto com professores dos anos iniciais à luz da teoria da objetivação. 2024. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9738 |
Data de defesa: | 31-May-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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