???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9737
Tipo do documento: Dissertação
Título: A abordagem de resolução de problemas articulada ao Role Playing Game (RPG) : um estudo dos modelos atômicos no ensino médio
Autor: MEDEIROS, Gabriela Rejane Silva de 
Primeiro orientador: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Primeiro membro da banca: COUTO, Janaína de Albuquerque
Segundo membro da banca: ANJOS, José Ayron Lira dos
Resumo: Este estudo buscou articular a Resolução de Problemas e o Jogo Role Playing Game (RPG) como abordagens didáticas que podem favorecer a construção do conhecimento de química de forma lúdica. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo participante. Quinze estudantes do 1° ano de uma escola pública de Pernambuco, Brasil, participaram da pesquisa, a qual constou de quatro etapas: 1ª) Revisão de Literatura, 2ª) Elaboração do Problema e do Jogo RPG, 3ª) Aplicação da intervenção que articula RP com o Jogo de RPG e 4ª) Análise dos dados coletados e produzidos durante a intervenção. Os dados da 1ª etapa foram analisados pelo método da análise de conteúdo segundo Bardin. As categorias de análise adotadas foram: Tipologia dos Problemas, Estratégias Didática, Contexto da Pesquisa e Nacionalidade. Na 3ª etapa as respostas dos estudantes ao problema antes, durante e após a vivência do jogo foram analisadas por meio de categorias construídas a priori, tomando por base um espelho de resposta construído para o problema proposto, considerando o conhecimento químico formal. Os resultados da primeira etapa da pesquisa indicaram que a Resolução de Problemas no Ensino de Química ainda é uma temática de pesquisa pouco explorada, conforme evidenciado pelo quantitativo de seis publicações no recorte de 2018 a 2023. Na terceira etapa foram obtidos inicialmente os resultados referentes ao problema inicial, revelando que, embora muitos estudantes apresentassem uma compreensão superficial dos conceitos atômicos, houve uma base para desenvolver um entendimento mais aprofundado. Enquanto a vivência do RPG, seus desafios e enigmas, proporcionaram aos estudantes um cenário lúdico e educativo para a busca e seleção de informações relevantes para a resolução do problema acerca do conteúdo de modelos atômicos, bem como o desenvolvimento de habilidades relativas à resolução de problemas, tais como: participação ativa, reflexão, interação entre professores e estudantes e entre estudantes e estudantes, identificação de problemas e tomada de decisão. Conclui-se que estudo buscou contribuir com pesquisas na área de ensino de Química que discutam sobre as potencialidades e desafios do desenvolvimento e validação de processos didáticos pedagógicos inovadores, voltados para o ensino e aprendizagem de conceitos e conteúdo de Química.
Abstract: This study aimed to integrate Problem Solving and Role Playing Games (RPG) as educational approaches that could facilitate the construction of chemistry knowledge in a playful manner. The research is qualitative and participatory in nature. Fifteen first-year students from a public school in Pernambuco, Brazil, participated in the study, which consisted of four stages: 1) Literature Review, 2) Development of the Problem and RPG, 3) Implementation of the intervention that combines Problem Solving with the RPG, and 4) Analysis of the data collected and produced during the intervention. The data from the first stage were analyzed using Bardin’s content analysis method. The categories of analysis adopted were: Problem Typology, Didactic Strategies, Research Context, and Nationality. In the third stage, the students' responses to the problem before, during, and after the RPG experience were analyzed using pre-established categories based on a response template constructed for the proposed problem, considering formal chemical knowledge. The results from the first stage of the research indicated that Problem Solving in Chemistry Education is still a relatively unexplored research topic, as evidenced by only six publications between 2018 and 2023. In the third stage, the initial results related to the first problem revealed that, although many students had a superficial understanding of atomic concepts, there was a foundation to develop a more in-depth understanding. The RPG experience, with its challenges and puzzles, provided students with a playful and educational environment to search for and select relevant information for solving the problem related to atomic models, as well as to develop problem-solving skills such as active participation, reflection, interaction between teachers and students and among students themselves, problem identification, and decision-making. It is concluded that this research aims to contribute to the validation of innovative didactic processes that explore the potential and challenges of integrating problem-solving approaches with RPGs for teaching chemistry concepts.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Role playing game
Modelos atômicos
Ensino de química
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MEDEIROS, Gabriela Rejane Silva de. A abordagem de resolução de problemas articulada ao Role Playing Game (RPG) : um estudo dos modelos atômicos no ensino médio. 2024. 228 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9737
Data de defesa: 8-Aug-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Rejane Silva de Medeiros.pdfDocumento principal6,73 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.