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dc.creatorANJOS, Letícia Rayane Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6205457468297681por
dc.contributor.advisor1COUTO, Janaína de Albuquerque-
dc.contributor.advisor-co1ALMEIDA, Jadilson Ramos de-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula de Avellar Brito-
dc.contributor.referee2PERRIER, Gerlane Romão Fonseca-
dc.date.accessioned2024-12-04T13:50:53Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.citationANJOS, Letícia Rayane Silva dos. Estratégias para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de uma abordagem híbrida rotacional. 2024. 189 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9736-
dc.description.resumoNeste trabalho, planejou-se uma abordagem híbrida, pautada em um modelo rotacional com ênfase no ensino personalizado e na aprendizagem colaborativa. Justifica-se essa pesquisa com o propósito de identificar contribuições de uma proposta de Ensino Personalizado construída por meio de um modelo de Ensino Híbrido rotacional para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico de estudantes do primeiro nível do Ensino Médio. Nosso objetivo foi de investigar uma ação pedagógica direcionada ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico no que concerne à resolução de problemas com sequências recursivas utilizando o Modelo de Rotação por Estações. Para alcançá-lo, nossos objetivos específicos são: (1) avaliar como\se a aprendizagem colaborativa e personalizada, a partir de um modelo rotacional, é capaz de subsidiar os processos de ensino e aprendizagem das sequências recursivas; (2) identificar a emergência (ou não) dos vetores caracterizadores do Pensamento Algébrico nas respostas dos estudantes participantes. De natureza qualitativa, o Percurso Metodológico desta pesquisa é subsidiado pelo Modelo de Rotação por Estações, de modo que se vislumbra proporcionar aos estudantes participantes abordagens diversificadas para favorecer o desenvolvimento do Pensamento Algébrico que vão desde resoluções de problemas até produção de materiais digitais. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, fichas de registros individual e coletivas e gravação de áudio e vídeo. Os dados coletados evidenciaram que em alguns momentos as estudantes apresentaram lacunas conceituais limitadas à manipulação de fórmulas sem um entendimento profundo. No entanto, também revelaram um amadurecimento conceitual a partir da personalização do aprendizado e das interações entre pares. Esta pesquisa representa um ponto de partida para investigações futuras a fim de explorar o Pensamento Algébrico de forma mais contemplativa por meio de Metodologias Ativas híbridas.por
dc.description.abstractIn this study, a hybrid approach was planned, based on a rotational model with an emphasis on personalized teaching and collaborative learning. This research is justified by the purpose of identifying contributions of a Personalized Teaching proposal constructed through a Hybrid Rotational Teaching model for the development of Algebraic Thinking in first-year high school students. Our goal was to investigate a pedagogical action aimed at developing Algebraic Thinking concerning the resolution of problems with recursive sequences using the Station Rotation Model. To achieve this, our specific objectives are: (1) to evaluate how collaborative and personalized learning, based on a rotational model, can support the teaching and learning processes of recursive sequences; (2) to identify the emergence (or not) of the characteristic vectors of Algebraic Thinking in the responses of participating students. This qualitative research employs the Station Rotation Model as its Methodological Pathway, aiming to provide participating students with diverse approaches to promote the development of Algebraic Thinking, ranging from problem-solving to the production of digital materials. Data collection was conducted through questionnaires, individual and collective registration forms, and audio and video recordings. The collected data revealed that, at times, students exhibited conceptual gaps limited to formula manipulation without a deep understanding. However, they also demonstrated conceptual maturation through personalized learning and peer interactions. This research represents a starting point for future investigations to explore Algebraic Thinking more comprehensively through hybrid Active Methodologies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-12-04T13:50:53Z No. of bitstreams: 1 Leticia Rayane Silva dos Anjos.pdf: 3082762 bytes, checksum: 21217201ceaeaf2add235bee73c0cb06 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T13:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leticia Rayane Silva dos Anjos.pdf: 3082762 bytes, checksum: 21217201ceaeaf2add235bee73c0cb06 (MD5) Previous issue date: 2024-07-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectRotação por estaçõespor
dc.subjectEnsino personalizadopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstratégias para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de uma abordagem híbrida rotacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

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