???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9736
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de uma abordagem híbrida rotacional
Autor: ANJOS, Letícia Rayane Silva dos 
Primeiro orientador: COUTO, Janaína de Albuquerque
Primeiro coorientador: ALMEIDA, Jadilson Ramos de
Primeiro membro da banca: LIMA, Anna Paula de Avellar Brito
Segundo membro da banca: PERRIER, Gerlane Romão Fonseca
Resumo: Neste trabalho, planejou-se uma abordagem híbrida, pautada em um modelo rotacional com ênfase no ensino personalizado e na aprendizagem colaborativa. Justifica-se essa pesquisa com o propósito de identificar contribuições de uma proposta de Ensino Personalizado construída por meio de um modelo de Ensino Híbrido rotacional para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico de estudantes do primeiro nível do Ensino Médio. Nosso objetivo foi de investigar uma ação pedagógica direcionada ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico no que concerne à resolução de problemas com sequências recursivas utilizando o Modelo de Rotação por Estações. Para alcançá-lo, nossos objetivos específicos são: (1) avaliar como\se a aprendizagem colaborativa e personalizada, a partir de um modelo rotacional, é capaz de subsidiar os processos de ensino e aprendizagem das sequências recursivas; (2) identificar a emergência (ou não) dos vetores caracterizadores do Pensamento Algébrico nas respostas dos estudantes participantes. De natureza qualitativa, o Percurso Metodológico desta pesquisa é subsidiado pelo Modelo de Rotação por Estações, de modo que se vislumbra proporcionar aos estudantes participantes abordagens diversificadas para favorecer o desenvolvimento do Pensamento Algébrico que vão desde resoluções de problemas até produção de materiais digitais. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, fichas de registros individual e coletivas e gravação de áudio e vídeo. Os dados coletados evidenciaram que em alguns momentos as estudantes apresentaram lacunas conceituais limitadas à manipulação de fórmulas sem um entendimento profundo. No entanto, também revelaram um amadurecimento conceitual a partir da personalização do aprendizado e das interações entre pares. Esta pesquisa representa um ponto de partida para investigações futuras a fim de explorar o Pensamento Algébrico de forma mais contemplativa por meio de Metodologias Ativas híbridas.
Abstract: In this study, a hybrid approach was planned, based on a rotational model with an emphasis on personalized teaching and collaborative learning. This research is justified by the purpose of identifying contributions of a Personalized Teaching proposal constructed through a Hybrid Rotational Teaching model for the development of Algebraic Thinking in first-year high school students. Our goal was to investigate a pedagogical action aimed at developing Algebraic Thinking concerning the resolution of problems with recursive sequences using the Station Rotation Model. To achieve this, our specific objectives are: (1) to evaluate how collaborative and personalized learning, based on a rotational model, can support the teaching and learning processes of recursive sequences; (2) to identify the emergence (or not) of the characteristic vectors of Algebraic Thinking in the responses of participating students. This qualitative research employs the Station Rotation Model as its Methodological Pathway, aiming to provide participating students with diverse approaches to promote the development of Algebraic Thinking, ranging from problem-solving to the production of digital materials. Data collection was conducted through questionnaires, individual and collective registration forms, and audio and video recordings. The collected data revealed that, at times, students exhibited conceptual gaps limited to formula manipulation without a deep understanding. However, they also demonstrated conceptual maturation through personalized learning and peer interactions. This research represents a starting point for future investigations to explore Algebraic Thinking more comprehensively through hybrid Active Methodologies.
Palavras-chave: Pensamento algébrico
Rotação por estações
Ensino personalizado
Ensino de matemática
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ANJOS, Letícia Rayane Silva dos. Estratégias para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de uma abordagem híbrida rotacional. 2024. 189 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9736
Data de defesa: 26-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leticia Rayane Silva dos Anjos.pdfDocumento principal3,01 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.