???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9735
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | (Re)Construção de saberes científificos sobre quirópteros à luz da aprendizagem baseada em projetos |
Autor: | QUEIROZ, Ane Cleries Maria ![]() |
Primeiro orientador: | LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro |
Primeiro coorientador: | COUTO, Janaína de Albuquerque |
Primeiro membro da banca: | NEVES, Ricardo Ferreira das |
Segundo membro da banca: | MOURA, Geraldo Jorge Barbosa de |
Resumo: | Professores de Ciências/Biologia enfrentam desafios significativos no ensino de conteúdos zoológicos na Educação Básica, especialmente quanto à ordem quiróptera, representada pelos morcegos, animais frequentemente cercados por mitos e percepções negativas. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o potencial da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na construção de saberes científicos sobre morcegos, utilizando os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). Adotamos uma abordagem qualitativa, e o universo da pesquisa foi composto por estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Desenvolvemos uma proposta interventiva baseada na ABP, seguindo as etapas metodológicas propostas por Bender (2014), organizada em três etapas:1. Pré-interventiva, com a aplicação de um questionário prévio após a inscrição; 2. Interventiva, com a execução do curso "(RE)construção de Saberes sobre Morcegos"; e, 3. Pós-interventiva, com a construção de mapas conceituais. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, buscando identificar possíveis mudanças nos conhecimentos e atitudes dos estudantes em relação aos morcegos. Os resultados indicam que a ABP é uma abordagem eficaz para ampliar o entendimento dos estudantes sobre a biologia e a ecologia dos quirópteros, além de aumentar a conscientização sobre a importância da conservação desses animais, conforme os princípios da TASC. Concluímos que a ABP promove um aprendizado ativo e colaborativo, enquanto a TASC garante que esse aprendizado seja significativo, conectando novos conhecimentos aos conceitos já existentes dos estudantes. Essa articulação teórico-metodológica é especialmente eficaz para temas relacionados à conservação da biodiversidade, como os quirópteros, pois facilita a construção de saberes que são cientificamente robustos e socialmente relevantes. Recomendamos a implementação de programas educativos semelhantes em outras áreas do conhecimento para promover a educação ambiental e científica de forma integrada e participativa. |
Abstract: | Science/Biology teachers face significant challenges in teaching zoological contents in Basic Education, especially regarding the order Chiroptera, represented by bats, animals often surrounded by myths and negative perceptions. The general objective of this research is to evaluate the potential of Project-Based Learning (PBL) in the construction of scientific knowledge about bats, using the principles of the Theory of Critical Meaningful Learning (TCML). We adopted a qualitative approach, and the research universe was composed of students of Biological Sciences Licenciate from a public university in Northeastern Brazil. We developed an intervention proposal based on PBL, following the methodological steps proposed by Bender (2014) and organized in three stages: 1. Pre-intervention, with the application of a questionnaire prior to enrollment; 2. Intervention, with the execution of the course "(RE)construction of Knowledge about Bats"; 3. Post-intervention, when conceptual maps were developed. The data obtained were analyzed qualitatively, seeking to identify possible changes in students’ knowledge and attitudes towards bats. The results indicate that PBL is an effective approach to broaden students’ understanding of chiropteran biology and ecology, as well as to raise awareness of the importance of conserving these animals, in accordance with the principles of TCML. We conclude that PBL promotes active and collaborative learning, while TCML ensures that this learning is meaningful, connecting new knowledge to students’ existing concepts. This theoretical-methodological articulation is especially effective for topics related to biodiversity conservation, such as chiropterans, as well as improves the construction of scientifically robust and socially relevant knowledge. We recommend the implementation of similar educational programs in other areas of knowledge to promote environmental and scientific education in an integrated and participatory way. |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em projetos Ensino-aprendizagem Teoria da aprendizagem significativa crítica Quirópteros Morcego Professor de biologia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | QUEIROZ, Ane Cleries Maria. (Re)Construção de saberes científificos sobre quirópteros à luz da aprendizagem baseada em projetos. 2024. 201 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9735 |
Data de defesa: | 28-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ane Cleries Maria Queiroz.pdf | Documento principal | 6,97 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.