???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9732
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Letramentos socioambientais mobilizados na produção de um livro cartonero : contribuições à formação docente em ciências biológicas |
Autor: | FREIRE, Raí de Amorim ![]() |
Primeiro orientador: | FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do |
Segundo membro da banca: | FRAGA, Rose Mary do Nascimento |
Terceiro membro da banca: | CHION, Andrea Revel |
Resumo: | Este trabalho indaga pelos letramentos socioambientais mobilizados na escrita de crônicas ambientais e produção de um livro cartonero. Letramentos socioambientais é uma noção que emerge da interface da educação ambiental e dos estudos de letramentos sociais e, aqui, aplicamos à análise de uma vivência educativa no âmbito da formação inicial de professores de ciências e biologia. A pesquisa é orientada por perspectivas teóricas e metodológicas que dialogam com estudos sobre letramentos sociais, epistemologias ecológicas e educação ambiental, além de princípios e práticas do chamado “movimento cartonero”. O objetivo desta pesquisa foi compreender alguns processos de letramentos socioambientais envolvidos na escrita de crônicas ambientais e na produção de um livro cartonero no contexto da formação inicial de professores, dando ênfase aos significados dos conhecimentos mobilizados por licenciados em Ciências Biológicas. O trabalho foi realizado ao longo dos anos de 2019/2021 e envolveu ensino e pesquisa no âmbito do componente curricular Prática de Ecologia de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Pernambuco/Brasil. Como procedimentos de investigação, foram empregados: observação participante, diário de campo, registros fotográficos e análise textual interpretativa. Como resultados, destaca-se que a experiência de produção de um livro cartonero na sala de aula de formação de professores de ciências e biologia revelou-se uma estratégia didático-pedagógica potente na construção de significados ecológicos; aponta possibilidades para a escrita autoral no ensino superior e para as crônicas ambientais como mobilizadoras da comunicação pública das ciências; sugere novos modos de ensino com pesquisa na ressignificação de conhecimentos e práticas que considerem a imaginação, as histórias de vida e memória biocultural em salas de aula cartonera. A pesquisa visa contribuir com a formação docente em Ciências Biológicas e pesquisadores em Ensino, conscientes do papel que a escrita tem nos desafios contemporâneos e nas transformações socioambientais. A escrita, hoje tão associada ao medo e ao poder, ao anúncio e à denúncia, requer um olhar atento nas práticas formativas de futuros professores. |
Abstract: | This work investigates the socio-environmental literacies mobilized in the writing of environmental chronicles and the production of a cartonero book. Socio-environmental literacies is a notion that emerges from the interface of environmental education and social literacy studies and, here, we apply it to the analysis of an educational experience in the context of the initial training of science and biology teachers. The research is guided by theoretical and methodological perspectives that dialogue with studies on social literacies, ecological epistemologies and environmental education, as well as principles and practices of the so-called "cartonero movement". The objective of this research was to understand some processes of socio-environmental literacies involved in the writing of environmental chronicles and in the production of a cartonero book in the context of initial teacher education, emphasizing the meanings of the knowledge mobilized by graduates in Biological Sciences. The work was carried out throughout the years 2019/2021 and involved teaching and research within the curricular component Ecology Practice of a Degree Course in Biological Sciences, Pernambuco/Brazil. The following investigation procedures were used: participant observation, field diary, photographic records and interpretative textual analysis. As results, it is noteworthy that the experience of producing a cartonero book in the classroom of training of teachers of science and biology proved to be a powerful didactic-pedagogical strategy in the construction of ecological meanings; points out possibilities for authorial writing in higher education and for environmental chronicles as mobilizers of the public communication of the sciences; suggests new modes of teaching with research in the resignification of knowledge and practices that consider the imagination, life stories and biocultural memory in cartonera classrooms. The research aims to contribute to the training of teachers in Biological Sciences and researchers in Teaching, aware of the role that writing has in contemporary challenges and socio-environmental transformations. Writing, today so associated with fear and power, with proclamation and denunciation, requires a close look at the formative practices of future teachers. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Letramento socioambiental Livro cartoneiro Formação de professores Ciências biológicas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | FREIRE, Raí de Amorim. Letramentos socioambientais mobilizados na produção de um livro cartonero : contribuições à formação docente em ciências biológicas. 2023. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9732 |
Data de defesa: | 5-Sep-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rai de Amorim Freire.pdf | Documento principal | 1,68 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.