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Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9587
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Sumiço da santa, de Jorge Amado: interfaces entre as vozes femininas e os processos culturais relativos à sexualidade e à religiosidade
Autor: PASCOAL, Kilza Maria de Melo 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: PEREIRA, Kleyton Ricardo Wanderley
Segundo membro da banca: AZEVEDO, Natanael Duarte de
Resumo: Na literatura, a figura masculina, quase sempre, representou liderança e ocupou uma posição de superioridade. Isso se refletiu na maneira como as mulheres eram representadas na literatura. Apesar da invisibilidade da voz feminina e de o corpo feminino ser apresentado no campo literário, geralmente, de modo sexualizado e na condição de submissão à religião cristã, alguns autores promoveram uma ruptura desse sistema canônico, e trouxeram personagens femininas que eram “senhoras de suas vontades”, sugerindo a quebra do pensamento que se baseava no cânone, promovendo, então, a neutralização da ordem de força masculina, tida como universal e legitimada por meio dos discursos. Jorge Amado, por exemplo, foi um dos autores da Literatura Brasileira que rompeu com as fronteiras nacionais e ganhou notoriedade mundial com sua vasta produção literária e diversos romances que narram histórias permeadas por questões históricas, sociais e culturais do país. Com base nessa contextualização, indicamos como questão norteadora: Como se dá a representação feminina na obra O sumiço da santa, de Jorge Amado, considerando a construção das personagens Adalgisa e Manela e os processos culturais que envolvem a religiosidade e a sexualidade? O objetivo geral da pesquisa é analisar a obra O sumiço de santa: uma história de feitiçaria, de Jorge Amado, considerando a representação feminina na composição das personagens Adalgisa e Manela em diálogo com os processos culturais relativos à religiosidade e à sexualidade. Quanto aos objetivos específicos, buscamos: 1) Investigar a influência da igreja católica e do candomblé na construção da sexualidade das personagens femininas Adalgisa e Manela, na obra O sumiço da santa: uma história de feitiçaria; 2) Analisar a relação existente entre a orixá feminina Iansã e o comportamento das personagens femininas Adalgisa e Manela; 3) Refletir acerca da questão do pertencimento e da construção da identidade a partir da interação social; 4) Abordar a importância das narrativas da religiosidade no âmbito educacional. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa foi orientada a partir dos Estudos Culturais da Pós-Modernidade, com destaque para questões referentes à identidade, às representações sociais e à sexualidade feminina. Em síntese, buscamos comprovar que, na obra em questão, os processos relativos à sexualidade sofrem influência da religião patriarcal e se apresentam de forma menos libertadoras para as mulheres representadas na obra.
Abstract: In literature, the male figure almost always represented leadership and occupied a position of superiority. This was reflected in the way women were represented in literature. Despite the invisibility of the female voice and the female body being presented in the literary domain, generally in a sexualized way and submissive to the Christian religion, some authors have broken this canonical system, and created female characters who would become ladies of their own desires", breaking from this literary canon by promoting the neutralization of the order of masculine strength, considered universal and legitimized through discourses. Jorge Amado, for example, was one of the authors of Brazilian Literature who broke national borders and gained worldwide notoriety with his vast literary production and several novels that tell stories permeated by the country's historical, social and cultural issues Based on this contextualization, we indicate as a guiding question: How is female representation in the novel 0 sumice da santa: uma historia de feitigaria, by Jorge Amado, considering the construction of the female characters Adalgisa and Manela and the cultural processes that involve religiosity and sexuality? The main objective of this study is to analyze the Jorge Amado's novel considering the female representation in the composition of the characters Adalgisa and Manela in dialogue with cultural processes related to religiosity and sexuality. As for the specific objectives, we seek to: 1) investigate the influence of the Catholic and Candomble religions in the construction of the main female characters' sexuality; 2) analyze the relationship between the female orixa lansa and Adalgisa and Manela's behavior in the novel; 3) ponder on the issue of belonging and the construction of identity through social interaction; 4) address the importance of religiosity narratives in the educational context. As theoretical contribution, the research was guided by Post-Modem Cultural Studies, with emphasis on issues relating to identity, social representations and female sexuality. In summary, we seek to prove that the processes related to sexuality are influenced by patriarchal religion and appear less liberating for the women represented in the novel.
Palavras-chave: Negras na literatura
Sexualidade
Religiosidade
Crítica literária
Amado, Jorge, 1912-2001
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: PASCOAL, Kilza Maria de Melo. O Sumiço da santa, de Jorge Amado: interfaces entre as vozes femininas e os processos culturais relativos à sexualidade e à religiosidade. 2023. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9587
Data de defesa: 29-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Estudos da Linguagem

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