???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9582
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A formação dos docentes para o uso pedagógico das tecnologias digitais da informação e da comunicação no ambiente escolar da rede pública municipal de ensino de Timon - MA |
Autor: | ALCÂNTARA, Sônia Maria Leite |
Primeiro orientador: | ALBUQUERQUE, José de Lima |
Primeiro membro da banca: | MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de |
Segundo membro da banca: | MORAES, Márcio Aurélio Carvalho de |
Resumo: | A formação dos docentes para o uso das tecnologias digitais no universo da rede pública é um desafio a ser superado e que trará colaborações significativas para a prática docente e a aprendizagem eficaz dos discentes. Esta pesquisa procurou analisar a formação dos docentes para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no ambiente escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Timon-MA, além de investigar a percepção dos docentes sobre a importância da utilização das TDIC no ambiente escolar. A pesquisa teve como objetivos específicos: descrever as políticas de formação de professores para o uso das TDIC; identificar o potencial das TDIC nas práticas de ensino dos professores; analisar as percepções dos professores em relação ao uso das TDIC na sua prática docente; desenvolver a proposta de um curso para a formação continuada dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino sobre as TDIC. A pesquisa é de natureza qualitativa, com a visita in loco às escolas municipais da rede em estudo, e a aplicação de questionário aos professores efetivos de 6º a 9º anos. O questionário aplicado, baseado na Escala Likert, foi elaborado com itens que tratam sobre a realidade da formação em TDIC recebida, acerca da infraestrutura das TDIC na escola e das condições do manuseio efetivo pelos docentes com a intenção de averiguar a validação necessária à formação docente e o uso das TDIC no ambiente escolar. O estudo considerou a relação entre professor, aluno e TDIC mediante a era e a geração digitais. Os resultados demonstram que as escolas têm infraestrutura básica das TDIC, e estas são utilizadas com restrição pelos professores e, assim, a formação docente sobre TDIC colaboraria no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no ambiente escolar com foco no discente. |
Abstract: | The training of teachers for the use of digital technologies in the public network universe is a challenge to be overcome and will bring significant collaborations for teaching practice and effective learning of students. This research aimed to investigate the formation of teachers for the pedagogical use of Digital Information and Communication Tecnologies (DICT) in the school environment of the municipal public school of Timon-MA, besides analyzing the teacher’s perception about the importance of using DICT in the school environment. This research had as specific aims: to describe the policies of teacher training for the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT); identify the potential of DICT in teacher´s teaching practices; analyze teacher´s perceptions regarding the use of DICT in the teaching practices; develop the proposal for a course of further\continuing education of public-school teachers. Thus, this research is qualitative, having used the on-site visit in municipal schools of the network under study, and the application of a questionnaire to effective teachers from 6th to9th grades. The applied questionnaire was elaborated with items based on the Likert Scale that deal with the reality of the received DICT training; the infrastructure of DICT in the school and the conditions of the effective handling by the teachers with the intention of verifying the necessary validation for the teacher formation and the use of DICT in the school environment. Thus, this study also considered the relationship between teacher, student and DICT by digital age and generation. The results show that schools have a basic DICT infrastructure, and these are used with restriction by teachers and, thus, teacher training on DICT would collaborate in the teaching-learning process developed in the student-focused school environment. |
Palavras-chave: | Formação de professores Tecnologia da informação e comunicação Prática pedagógica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | ALCÂNTARA, Sônia Maria Leite. A formação dos docentes para o uso pedagógico das tecnologias digitais da informação e da comunicação no ambiente escolar da rede pública municipal de ensino de Timon - MA. 2019. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9582 |
Data de defesa: | 25-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sonia Maria Leite Alcantara.pdf | Documento principal | 1,68 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.