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Tipo do documento: Dissertação
Título: Núcleos Docentes Estruturantes da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco: validação das bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos
Autor: SANTOS, Maria Wellita Bezerra dos 
Primeiro orientador: ALBUQUERQUE, José de Lima
Primeiro membro da banca: ROSA, Aliete Gomes Carneiro
Segundo membro da banca: LUIZ, Marcia Karina da Silva
Terceiro membro da banca: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Resumo: No contexto da Lei do Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES), Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, os Instrumentos de avaliação de cursos de graduação, publicados em 2017, atribuíram ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) a responsabilidade de referendar a adequação das bibliografias básicas e complementares contidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC). Nessa perspectiva, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar o processo adotado pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na validação das bibliografias básicas e complementares, durante a elaboração e a atualização dos PPCs de graduação. A pesquisa é caracterizada como aplicada, de abordagem predominantemente qualitativa, de nível exploratório e descritivo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e análise documental. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos presidentes emembros dos NDEs e da realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva para as questões fechadas do questionário. Para as questões abertas e as entrevistas semiestruturadas, foi realizada a análise de conteúdo de Laurence Bardin, sob a técnica da análise temática. Após a análise e discussão dos resultados obtidos, os dados apresentados revelaram pouco conhecimento dos participantes da pesquisa acerca dos atos normativos. Entre os que conhecem, a maioria significativa considera que esses não atendem aos cursos de educação a distância. De igual modo, consideram que os acervos do SIB-UFRPE e das bibliotecas dos polos de apoio presencial não atendem às demandas dos cursos de graduação da UAEADTEC. Revelaram, ainda, a falta de conhecimento sobre os canais de comunicação com o SIB-UFRPE e com as bibliotecas dos polos. Esperamos que esta pesquisa contribua com os NDEs e com o SIB-UFRPE na definição de critérios e diretrizes que promovam a formação de acervos bibliográficos condizentes com as demandas da comunidade acadêmica.
Abstract: In the context of the Law of the National System of Higher Assessment (SINAES), Law nº 10.861, of April 14, 2004, the Instruments for evaluating undergraduate courses, published in 2017, attributed to the Structuring Teaching Nucleus (NDE) the responsibility of endorsing the adequacy of the basic and complementary bibliographies contained in the Pedagogical Projects of the Undergraduate Courses (PPC). In this perspective, the main objective of this research was to analyze the process adopted by the Structuring Teaching Centers (NDEs) of the Academic Unit of Distance Education and Technology (UAEADTec) of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), in the validation of basic and complementary bibliographies, during the preparation and updating of graduation PPCs. The research is characterized as applied, with a predominantly qualitative approach, at an exploratory and descriptive level, using bibliographic research and document analysis. Data collection was carried out through questionnaires applied to the presidents and members of the NDEs and through semi-structured interviews with managers. Data analysis was performed using descriptive statistics for the closed questions of the questionnaire. For open questions and semi-structured interviews, Laurence Bardin's content analysis was performed using the thematic analysis technique. After analyzing and discussing the results obtained, the data presented revealed little knowledge of the research participants about normative acts. Among those who know, a significant majority considers that they do not attend distance education courses. Likewise, they consider that the collections of the SIB-UFRPE and the libraries of the on-site support centers do not meet the demands of the UAEADTEC undergraduate courses. They also revealed a lack of knowledge about the channels of communication with SIB-UFRPE and with the centers' libraries. We hope that this research will contribute with the NDEs and with the SIB-UFRPE in defining criteria and guidelines that promote the formation of bibliographic collections consistent with the demands of the academic community.
Palavras-chave: Ensino superior
Avaliação institucional
Educação a distância
Projeto Pedagógico
Bibliografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SANTOS, Maria Wellita Bezerra dos. Núcleos Docentes Estruturantes da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco: validação das bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. 2023. 225 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9580
Data de defesa: 29-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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