Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRESENDE, Cibelle Silva Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129171507432893por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Marizete Silva-
dc.contributor.referee1DINIZ, Juliana Regueira Bastos-
dc.contributor.referee2FRANÇA, Sônia Virgínia Alves-
dc.contributor.referee3SOUZA, Fernando da Fonseca de-
dc.date.accessioned2024-04-16T19:01:39Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.citationRESENDE, Cibelle Silva Araújo. Ensinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaD. 2017. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9576-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a alfabetização visual com enfoque analítico a partir do exercício da observação do observável de mensagens visuais e o estudo mais aprofundado da alfabetização visual para a Educação a Distância. A dissertação toma como aporte teórico as noções de linguagem visual, os conceitos de conotação e denotação (semiótica) de Barthes; os Princípios da Gestalt (ARNHEIM, 2002; GOMES FILHO, 2014) e da aplicação desses conceitos teóricos em minicurso aplicado e nos produtos finais propostos. No transcorrer do estudo, o objetivo geral foi alcançado: desenvolver um recurso digital que possa contribuir para alfabetizar visualmente os professores da Educação a Distância no sentido de construir textos com mais elementos visuais. Por conseguinte, atingidos os objetivos mais específicos: descrever o processo de análise de imagens, em especial fotografias, utilizando-se a Semiótica e a Gestalt, com o intuito de aplicar as formas instituídas de percepção e promover uma aproximação entre os universos da Alfabetização Visual, Semiótica e Gestalt com a Educação a Distância.por
dc.description.abstractThis research has the theme of visual literacy with an analytical focus from the observation of observable visual messages and the further study of visual literacy for Distance Education. The dissertation takes as theoretical support the notions of visual language, the concepts of connotation and denotation (semiotic) of Barthes; the Gestalt Principles (ARNHEIM, 2002; GOMES FILHO, 2014) and the application of these theoretical concepts in applied short courses and in the proposed final products. In the course of the study, the general objective was achieved: To develop a digital resource that can contribute to visually literate the teachers of Distance Education in order to build texts with more visual elements. Consequently, the most specific objectives were achieved: to describe the image analysis process, especially photographs, using Semiotics and Gestalt, in order to apply the established forms of perception and promote an approximation between the Visual Literacy universes , Semiotics and Gestalt with Distance Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2024-04-16T19:01:38Z No. of bitstreams: 1 Cibelle Silva Araujo Resende.pdf: 4168741 bytes, checksum: c282a8cc711b0968b3ddc4372edbf5be (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-16T19:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cibelle Silva Araujo Resende.pdf: 4168741 bytes, checksum: c282a8cc711b0968b3ddc4372edbf5be (MD5) Previous issue date: 2017-07-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectAlfabetização visualpor
dc.subjectFotografia na educaçãopor
dc.subjectAnálise de imagenspor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaDpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cibelle Silva Araujo Resende.pdfDocumento principal4,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.