Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9488
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica
Autor: NASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do 
Primeiro orientador: SILVA, Uiran Gebara da
Primeiro coorientador: SOUZA NETO, José Maria Gomes de
Primeiro membro da banca: LEITE, Priscilla Gontijo
Segundo membro da banca: ANDRADE, Juliana Alves de
Resumo: Com o avanço da historiografia e a mudança de foco no que concerne ao fazer historiográfico, percebemos como alguns referentes foram resgatados. O feminino grego, dentro desse movimento, apresentou-se como um objeto de análise multifacetado, fruto dos estudos da História das mulheres. Diante desse cenário, o objetivo principal deste trabalho é analisar quais os atributos e características dos grupos femininos gregos, para que assim possam ser criadas metodologias de ensino dessa temática para o 6° ano do Ensino Fundamental. Para alcançarmos nosso objetivo, recorreremos à análise literária, acima de tudo a noção de discursos públicos e discursos ocultos, que nos possibilitará compreender como o referente feminino se expressava na pólis. Da mesma maneira, pesquisaremos um conjunto de fontes de gêneros distintos, quais sejam - o Contra Neera, os fragmentos de Safo e os mimos de Herondas. Visando ainda aproximar as conclusões da pesquisa literária com ensino de História, proporemos uma intervenção didática acerca dessa temática. A proposta terá como base as teorias de como é formado o conhecimento tanto para a Educação Histórica quanto para a Educação Cognitiva.
Abstract: With the progress of historiography and the change of focus on historiography, we noticed how some referents were rescued. The Greek feminine, within this movement, was presented as a multifaceted object of analysis, the result of studies of the History of women. Because of this scenario, the main objective of this work is to analyze the attributes and characteristics of Greek female groups, so that teaching methodologies for this theme can be created for the 6th year of Elementary School. To reach our goal, we will resort to literary analysis, especially the notion of public discourses and hidden discourses, which will enable us to understand how the female referent was expressed in the polis. In the same way, we will research a set of sources from different genres, namely, the Contra Neera, the fragments of Sappho, and the mimes of Herondas. Still aiming to bring the conclusions of literary research closer to the teaching of History, we will propose a didactic intervention on this theme. The proposal will be based on the theories of how knowledge is formed for both Historical Education and Cognitive Education.
Palavras-chave: Ensino de história
Aprendizagem
História Antiga
Literatura e história
Literatura grega
Mulher
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: NASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do. O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica. 2023. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9488
Data de defesa: 14-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Maria Lucia do Nascimento.pdfDocumento principal2,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.