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Tipo do documento: Dissertação
Título: A presença da literatura de autoria feminina nas provas da segunda etapa do vestibular COVEST-PE (1996 – 2013): uma questão de cânone?
Autor: CAMELO, Pâmela Maria de Carvalho 
Primeiro orientador: NASCIMENTO, Alcileide Cabral do
Primeiro membro da banca: AZEVEDO, Natanael Duarte
Segundo membro da banca: BEZERRA , Rozélia
Resumo: O presente estudo se debruçou a analisar as provas de Literatura da Segunda Fase do Vestibular COVEST-PE, entre os anos de 1996 e 2013. A proposta visa levantar a presença da Literatura de Autoria Feminina na documentação selecionada, traçando um paralelo a debates teóricos, esses por sua vez se dividem a partir do estudo de políticas públicas para a educação (LESSA, 2012); (GALIAN, 2014); (SAVIANI, 1999); (BOURDIEU; PASSERON, 1992), dos debates de gênero e acesso das mulheres a espaços de instrução e produção literária (DUARTE, 2003); (HOLLANDA, 1992); (SILVA, 2015); (BRITO, 2010); (SILVA, 2018); (SCOTT, 1995); do cânone e as dinâmicas deste na sociedade brasileira (BLOOM, 1995); (MUZART, 1995); (CAIRO, 2001); (FREITAS, 2008); (CANDIDO, 1997). A análise metodológica engloba o cruzamento das fontes desenvolvendo uma análise comparativa dos resultados encontrados, incluindo a construção de quadros e discussões complementares as provas. Entre estas fontes, foram observados jornais, livros e manual do vestibular, para além as provas analisadas. O cruzamento de fontes permitiu assim confirmar o resultado geral do trabalho e aprofundamento do estudo.
Abstract: The present study focused on analyzing the Literature exams of the Second Phase of the COVEST-PE Vestibular, between the years 1996 and 2013. The proposal aims to raise the presence of Literature by Female Authorship in the selected documentation, drawing a parallel to theoretical debates, these, in turn, are divided from the study of public policies for education (LESSA, 2012); (GALIAN, 2014); (SAVIANI, 1999); (BOURDIEU; PASSERON, 1992), gender debates and women's access to spaces for instruction and literary production (DUARTE, 2003); (HOLANDA, 1992); (SILVA, 2015); (BRITO, 2010); (SILVA, 2018); (SCOTT, 1995); of the canon and its dynamics in Brazilian society (BLOOM, 1995); (MUZART, 1995); (CAIRO, 2001); (FREITAS, 2008); (CANDIDO, 1997). The methodological analysis encompasses the crossing of sources, developing a comparative analysis of the results found, including the construction of tables and discussions complementary to the evidence. Among these sources, newspapers, books and the vestibular manual were observed, in addition to the analyzed tests. The crossing of sources thus allowed confirming the general result of the work and deepening the study.
Palavras-chave: Literatura
Escritoras
Política pública
Cânones da literatura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: CAMELO, Pâmela Maria de Carvalho. A presença da literatura de autoria feminina nas provas da segunda etapa do vestibular COVEST-PE (1996 – 2013): uma questão de cânone? 2022. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9484
Data de defesa: 26-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em História

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