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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9484
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A presença da literatura de autoria feminina nas provas da segunda etapa do vestibular COVEST-PE (1996 – 2013): uma questão de cânone? |
Autor: | CAMELO, Pâmela Maria de Carvalho |
Primeiro orientador: | NASCIMENTO, Alcileide Cabral do |
Primeiro membro da banca: | AZEVEDO, Natanael Duarte |
Segundo membro da banca: | BEZERRA , Rozélia |
Resumo: | O presente estudo se debruçou a analisar as provas de Literatura da Segunda Fase do Vestibular COVEST-PE, entre os anos de 1996 e 2013. A proposta visa levantar a presença da Literatura de Autoria Feminina na documentação selecionada, traçando um paralelo a debates teóricos, esses por sua vez se dividem a partir do estudo de políticas públicas para a educação (LESSA, 2012); (GALIAN, 2014); (SAVIANI, 1999); (BOURDIEU; PASSERON, 1992), dos debates de gênero e acesso das mulheres a espaços de instrução e produção literária (DUARTE, 2003); (HOLLANDA, 1992); (SILVA, 2015); (BRITO, 2010); (SILVA, 2018); (SCOTT, 1995); do cânone e as dinâmicas deste na sociedade brasileira (BLOOM, 1995); (MUZART, 1995); (CAIRO, 2001); (FREITAS, 2008); (CANDIDO, 1997). A análise metodológica engloba o cruzamento das fontes desenvolvendo uma análise comparativa dos resultados encontrados, incluindo a construção de quadros e discussões complementares as provas. Entre estas fontes, foram observados jornais, livros e manual do vestibular, para além as provas analisadas. O cruzamento de fontes permitiu assim confirmar o resultado geral do trabalho e aprofundamento do estudo. |
Abstract: | The present study focused on analyzing the Literature exams of the Second Phase of the COVEST-PE Vestibular, between the years 1996 and 2013. The proposal aims to raise the presence of Literature by Female Authorship in the selected documentation, drawing a parallel to theoretical debates, these, in turn, are divided from the study of public policies for education (LESSA, 2012); (GALIAN, 2014); (SAVIANI, 1999); (BOURDIEU; PASSERON, 1992), gender debates and women's access to spaces for instruction and literary production (DUARTE, 2003); (HOLANDA, 1992); (SILVA, 2015); (BRITO, 2010); (SILVA, 2018); (SCOTT, 1995); of the canon and its dynamics in Brazilian society (BLOOM, 1995); (MUZART, 1995); (CAIRO, 2001); (FREITAS, 2008); (CANDIDO, 1997). The methodological analysis encompasses the crossing of sources, developing a comparative analysis of the results found, including the construction of tables and discussions complementary to the evidence. Among these sources, newspapers, books and the vestibular manual were observed, in addition to the analyzed tests. The crossing of sources thus allowed confirming the general result of the work and deepening the study. |
Palavras-chave: | Literatura Escritoras Política pública Cânones da literatura |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | CAMELO, Pâmela Maria de Carvalho. A presença da literatura de autoria feminina nas provas da segunda etapa do vestibular COVEST-PE (1996 – 2013): uma questão de cânone? 2022. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9484 |
Data de defesa: | 26-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
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