???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9458
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aproximações entre história e literatura para a construção de um saber histórico contra-hegemônico: reflexões acerca do romance Homens e Caranguejos |
Autor: | SILVA, Pedro Felipe Ribeiro |
Primeiro orientador: | ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone Alves de |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Uiran Gebara da |
Segundo membro da banca: | GOMES, Edvânia Torres Aguiar |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo propor alternativas pedagógicas contra-hegemônicas que contribuam no processo de ensino e aprendizagem de História e a utilização do texto literário Homens e Caranguejos (2003) como recurso didático nesse procedimento metodológico. Para tanto, procura oferecer respostas às seguintes questões: de que maneira o ensino de História se torna relevante para entender a realidade local dos estudantes? E como os textos literários podem ser utilizados como recurso didático para analisar as questões históricas de determinados locais? Os pressupostos teórico-metodológicos que embasam a investigação do trabalho são de áreas de conhecimentos distintos e se relacionam de forma interdisciplinar, para refletir sobre a prática de ensino e aprendizagem de História e colaborar na construção de uma alternativa pedagógica contra-hegemônica. O procedimento metodológico basilar do estudo é a investigação temática, desenvolvida por Paulo Freire (2019). Através desse método se busca estabelecer uma relação interdisciplinar entre o Ensino de História e a utilização do texto literário como um recurso didático para construir outras leituras sobre a História Local do Recife. |
Abstract: | This work aims to propose counter-hegemonic pedagogical alternatives that contribute to the process of teaching and learning History and the use of the literacy text Men and Crabs (2003) as a didactic resource in this methodological procedure. To do this so, it seeks to offer answers to the following questions: how does the Teaching of History become relevant to understand the local reality of students? And how can literary texts be used as a didactic resource to analyse the historical issues of certain places? The theorical and methodological assumptions that underpin the investigation of the work are from different areas of knowledge and relate in an interdisciplinary way, to reflect on the practice of teaching and learning History and collaborate in the construction of a counter-hegemonic pedagogical alternative. The basic methodological procedure of the study is the thematic research, developed by Paulo Freire (2019). This method seeks to establish an interdisciplinar relathionship between History Teaching and the use of literary text as a didactic resource to build other readings on the Local History of Recife. |
Palavras-chave: | Ensino de história Literatura e história Recurso didático Castro, Josué de, 1908-1973 |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. Aproximações entre história e literatura para a construção de um saber histórico contra-hegemônico: reflexões acerca do romance Homens e Caranguejos. 2020. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9458 |
Data de defesa: | 11-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedro Felipe Ribeiro Silva.pdf | Documento principal | 2,42 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.