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Tipo do documento: Dissertação
Título: “A Política do Espírito” na formação da Juventude Salazarista e a educação doutrinária da Mocidade Portuguesa (1936-1945)
Autor: FREITAS, Marcos Maurício Costa 
Primeiro orientador: SILVA, Giselda Brito
Primeiro membro da banca: MOURA, Carlos André Silva de
Segundo membro da banca: LEÃO, Karl Schurster Veríssimo de Souza
Terceiro membro da banca: PINTO, António Costa
Resumo: Como fruto de um governo majoritariamente militar nascido no 28 de maio de 1926, em Portugal, o Estado Novo português instaurado a partir da promulgação da Constituição de 1933 que trilhou “novos” caminhos para o país e sua sociedade. Estes que foram trabalhados e estabelecidos por António de Oliveira Salazar, o Presidente do Conselho de Ministro, responsável pela administração de fato do governo e seus partidários. Ele, como católico e bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, preencheu o Executivo com seus pares bem escolhidos para dar seguimento ao projeto estadonovista de criar uma nova sociedade e um “homem novo” português. Nesta esteira, a educação passou a ser chamada de Educação Nacional e foi a arma escolhida por este regime para atuar diretamente neste processo de educar e reeducar as mentes portuguesas dentro de padrões socialmente aceitáveis pelo governo e sua ideologia. Para Salazar, desde a sua atuação política durante sua graduação, posicionou-se acerca da criação de uma nova elite política para o país, tema que voltou ao palco durante seus anos à frente do Governo. Na linha de frente da proposta de criar essa nova elite esteve a Mocidade Portuguesa, órgão de juventude que recebia uma formação alicerçada em um elenco de verdades inquestionáveis, valores pátrios e morais, dogmas católicos e liturgias militares. E é neste sentido que localiza-se este trabalho de dissertação, buscando compreender como estes jovens eram formados para atuar na sociedade portuguesa, dentro da metrópole e em suas colônias em África
Abstract: Due to a majoritarian military state born on May 28, 1926, in Portugal, the Portuguese Estado Novo or Second Republic, instituted by the 1933 Constitution’s enactment, built “new” paths for the country and its society. Those paths were refined and established by António de Oliveira Salazar, the President of the Council of Ministers, who was responsible for the management of the state and its partisans. As a catholic and a law graduate of the University of Coimbra, he filled the posts of the Executive Branch with members of his party, who were chosen to get on with the Estado Novo’s project of creating a new society and a Portuguese “new man”. After that, the education system acquired the name of National Education and it was this regime’s weapon of choice to act directly on the process of education and reeducation of the Portuguese minds into the socially acceptable patterns held by the state and its ideology. Since his political activity during his graduation, Salazar took a stand on the creation of a new political elite for the country, a subject that was brought back to discussion during his years in the Government. On the top of this proposal was the Mocidade Portuguesa, a youth organization that received an education based on a range of unquestionable truths, moral and patriotic values, catholic dogmas and military liturgies. This is where this dissertation takes place, aiming to comprehend how these young people were shaped to act in the Portuguese society, both inside the metropolis and in its African colonies.
Palavras-chave: Portugal
Estado Novo
Nacionalismo e educação
Política educacional
Mocidade Portuguesa
Cultura política
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: FREITAS, Marcos Maurício Costa. “A Política do Espírito” na formação da Juventude Salazarista e a educação doutrinária da Mocidade Portuguesa (1936-1945). 2020. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9456
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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