Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9442
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações entre ciência e arte: significados e contribuições para a educação em ciências a partir de uma revisão narrativa de literatura
Autor: MIRANDA, Pedro Vitor Vieira da Cunha de 
Primeiro orientador: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Segundo membro da banca: NEVES, Marcos Cesar Danhoni
Terceiro membro da banca: FEITOSA, Raphael Alves
Resumo: De um ponto de vista histórico, a relação entre ciência e arte remonta a períodos anteriores à consolidação da ciência moderna, quando se supõe haver um afastamento entre esses dois domínios culturais a pretexto da valorização da razão e objetividade, consideradas então opostas à emoção e subjetividade atribuídas às artes. Por longo tempo, a arte foi tomada como instrumento, quando o cientista pôde, por meio dela, representar, através de técnicas realistas, formas e cores das espécies estudadas. Por sua vez, em outros momentos, foi a arte que tomou a ciência e a tecnologia como forma de produzir novas experiências estéticas. No campo da educação, podemos encontrar possíveis diálogos entre ciência e arte em propostas educativas fundamentadas em diversos significados e práticas pedagógicas. Assim, considerando haver uma relação profícua entre ciência e arte no âmbito educativo, especialmente no da educação em ciências, questionamos: que significados e contribuições didático-pedagógicas emergem da relação entre ciência e arte na área de pesquisa em ensino de ciências? Buscamos, por meio de uma revisão narrativa de literatura, analisar a produção bibliográfica brasileira na área de ensino de ciências, na qual a relação entre ciência e arte esteja sendo abordada, buscando sistematizar e comunicar seus significados, implicações e práticas didático-pedagógicas que contribuam com esta área de ensino e pesquisa. Percebemos a diversidade de termos presentes para se referir a práticas de ciência e arte na educação em ciências e isso implica diferentes abordagens. Nossos resultados são apresentados a partir de duas grandes categorias: as relações entre ciência e arte em espaços educativos não formais, em que se encontra os museus como principal representante; e as relações entre ciência e arte em espaços educativos formais, especialmente do 9º ano ao ensino superior. Enquanto na primeira categoria esta relação tem enfatizado significados em que a ciência se vale da arte para transmitir conteúdo científicos ou artísticos ou a arte toma a ciência como temática para sua produção, na segunda, nos espaços formais de ensino, essa relação aparece inserida em uma preocupação com a formação humana complexa, na necessidade de um diálogo entre diferentes saberes para romper com a fragmentação das áreas do conhecimento e na possibilidade de produzir conhecimento dentro do processo criativo. Tomar consciência dessas perspectivas sobre a relação entre ciência e arte contribui para repensarmos as práticas de ciência e arte na educação em ciências.
Abstract: From a historical point of view, the relationship between science and art goes back to periods prior to the consolidation of modern science, when it is assumed that there is a gap between these two cultural domains on the pretext of valuing reason and objectivity, considered at the time opposed to emotion and subjectivity. attributed to the arts. For a long time, art was taken as an instrument, when the scientist could, through it, represent, through realistic techniques, shapes and colors of the studied species. In turn, at other times, it was art that took science and technology as a way of producing new aesthetic experiences. In the field of education, we can find possible dialogues between science and art in educational proposals based on different meanings and pedagogical practices. Thus, considering that there is a fruitful relationship between science and art in the educational field, especially in science education, we ask: What didactic-pedagogical meanings and contributions emerge from the relationship between science and art in the field of research in science teaching? We seek, through a narrative literature review, to analyze the Brazilian bibliographic production in the area of science teaching, in which the relationship between science and art is being addressed, seeking to systematize and communicate their meanings, implications and didactic-pedagogical practices that contribute to with this area of teaching and research. We noticed the diversity of terms present to refer to science and art practices in science education and this implies different approaches. Our results are presented from two main categories: the relationship between science and art in non-formal educational spaces, in which museums are the main representative; and the relationship between science and art in formal educational spaces, especially from the 9th grade to higher education. While in the first category this relationship has emphasized meanings in which science makes use of art to transmit scientific or artistic content or art takes science as a theme for its production, in the second, in formal teaching spaces, this relationship appears inserted in a concern with complex human formation, the need for a dialogue between different types of knowledge to break with the fragmentation of areas of knowledge and the possibility of producing knowledge within the creative process. Becoming aware of these perspectives on the relationship between science and art helps us to rethink science and art practices in science education.
Palavras-chave: Arte e ciência
Ensino de ciências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MIRANDA, Pedro Vitor Vieira da Cunha de. Relações entre ciência e arte: significados e contribuições para a educação em ciências a partir de uma revisão narrativa de literatura. 2023. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9442
Data de defesa: 20-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Vitor Vieira da Cunha de Miranda.pdfDocumento principal4,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.