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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGAMA, Maria Solange dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5467235575561229por
dc.contributor.advisor1ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula de Avellar Brito-
dc.contributor.referee2SOUZA, Cristiane Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-10-31T13:18:41Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationGAMA, Maria Solange dos Santos. Formulação e resolução de problemas sobre volume e capacidade à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2023. 215 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9440-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar a Formulação e Resolução de Problemas (FRP) sobre volume e capacidade por alunos egressos do Ensino Médio, de um curso de formação militar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Dentre os aportes desta teoria, destacamos as situações que dão sentido ao conceito de volume e capacidade: medição, comparação e produção, bem como os componentes dos esquemas: as metas e antecipações, as regras de ação e os invariantes operatórios relacionados a esses conceitos. A questão que orienta esta pesquisa é: Quais aspectos considerar na formulação e resolução de problemas das grandezas volume e capacidade, a partir da Teoria dos Campos Conceituais? Ancoramos a pesquisa nas abordagens qualitativa e quantitativa. Contamos com a participação de cento e onze estudantes de uma escola de formação militar, localizada na região metropolitana do Recife - PE. Para a construção de dados, foram propostas seis atividades para que os alunos formulassem e resolvessem os problemas por eles formulados, a saber: a partir de uma figura; de um problema dado, criar um parecido; de um início dado continuar o problema; de uma pergunta; de uma resposta e a partir de uma sentença. A análise dos dados permitiu identificar, dentre os resultados, que os alunos apresentaram maior dificuldade na FRP a partir de um início dado, continuar o problema, e menor dificuldade, na FRP a partir de um problema dado, criar um parecido. A FRP a partir de uma pergunta foi aquela que apresentou mais regras de ação e invariantes operatórios similares, enquanto a que apresentou uma maior dispersão foi a FRP a partir de um início dado, continuar um problema. De modo geral, as situações de medição com o uso de fórmulas e de transformação de unidades de medidas foram as mais utilizadas nos problemas formulados pelos alunos, enquanto as situações de comparação e produção foram as menos incidentes.por
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the Formulation and Resolution of Problems (FRP) about volume and capacity by students who graduated from High School, of a military training course, in the light of the Theory of Conceptual Fields. Among the contributions of this theory, we highlight the situations that give meaning to the concept of volume and capacity: measurement, comparison, and production, as well as the components of the schemes: goals and anticipations, action rules, and operational invariants related to these concepts. The question that guides this research is: What aspects to consider in the formulation and resolution of problems of the magnitudes volume and capacity, from the Theory of Conceptual Fields? We anchor the research in qualitative and quantitative methodologies. We had the participation of one hundred and eleven students of a military training school, located in the metropolitan region of Recife - PE. For the construction of data, six activities were proposed for the students to formulate and solve the problems formulated by the students, namely: from a figure; from a given problem, to create a similar one, from a given beginning, to continue the problem; from a question; from an answer and from a sentence. Data analysis allowed us to identify, among the results, that students had greater difficulty in FRP from a given beginning, to continue the problem, and less difficulty, in FRP from a given problem, to create a similar one. The FRP from a question was the one that presented more rules of action and similar operative invariants. In contrast, the one that presented the greatest dispersion was the FRP from a given beginning, to continue a problem. In general, the measurement situations using formulas and the transformation of measurement units were the most used in the problems formulated by the students, while the comparison and production situations were the least incidents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-10-31T13:18:41Z No. of bitstreams: 1 Maria Solange dos Santos Gama.pdf: 4139420 bytes, checksum: 93b94d1951de2831a0f4ff8200420613 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-31T13:18:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Solange dos Santos Gama.pdf: 4139420 bytes, checksum: 93b94d1951de2831a0f4ff8200420613 (MD5) Previous issue date: 2023-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormulação e resolução de problemas sobre volume e capacidade à luz da Teoria dos Campos Conceituaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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