Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9436
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção do conceito de metabolismo com estudantes do Ensino Médio: traçando relações entre Garfield e Scooby-Doo para a saúde humana
Autor: SILVA, Renato Amorim da 
Primeiro orientador: NEVES, Ricardo Ferreira das
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Segundo membro da banca: SOUZA, Talita Giselly dos Santos
Resumo: A utilização de estratégias diversificadas de ensino, no tocante ao uso de recursos audiovisuais, como filmes e desenhos animados, podem auxiliar a prática docente no processo de construção conceitual dos estudantes, sobretudo de conceitos abstratos. Assim, objetivamos analisar o percurso de aprendizagem dos estudantes mediante as intervenções didáticas através do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK) com filmes e desenhos animados dos personagens Garfield e Scooby-Doo para compreensão do conceito de metabolismo. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo um estudo do tipo descritivo. Os atores sociais foram 36 estudantes da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola integral da rede estadual de ensino, no município de Gravatá – PE. Nesse sentido, foram executadas intervenções aportadas pelas cinco etapas do CEK utilizando como recurso a construção de casos de estudo com os personagens. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionário semiaberto, diário de bordo, audiogravação e a observação do mediador entre as etapas. Para a análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Bardin, resultando na formação de categorias. Verificamos que, a partir do questionário, muitos estudantes apresentam comportamentos considerados prejudiciais para a saúde humana, e grande parte desses comportamentos se relacionam com a alimentação e uma rotina sedentária. Com a ministração das aulas e a construção de casos pelos estudantes, pudemos observar que houve uma evolução na compreensão dos conteúdos explorados, assim como o estabelecimento de relações entre o conteúdo exposto com o conceito de Metabolismo. Mais além do que a construção deste conceito, pudemos trazer reflexões para a saúde como um sistema, percebendo que não são atitudes isoladas que levarão a um equilíbrio do corpo saudável, mas sim o conjunto de hábitos executados em uma rotina ideal e acessível para cada indivíduo. Esperamos que a construção desses conhecimentos possa perdurar na vida dos atores sociais de modo prático, e que este estudo possa servir de inspiração para os demais profissionais do Ensino Básico ampliarem os seus repertórios pedagógicos e instrucionais.
Abstract: The use of diversified teaching strategies, regarding the use of audiovisual resources, such as movies and cartoons, can help the teaching practice in the students' conceptual construction process, especially of abstract concepts. Thus, we aimed to analyze the students' learning path through didactic interventions through the Kelly Experience Cycle (CEK) with films and cartoons of the characters Garfield and Scooby-Doo to understand the concept of Metabolism. The research has a qualitative approach, being a descriptive study. The social actors were 36 students of the 1st year of high school, from a full school of the state education network, in the city of Gravatá - PE. In this sense, interventions contributed by the five stages of the CEK were carried out using the construction of case studies with the characters as a resource. As instruments for data collection, a semi-open questionnaire, logbook, audio recording and observation were used. For data analysis we used the Content Analysis proposed by Bardin, resulting in the formation of categories. We verified that, based on the questionnaire, many students present behaviors considered harmful to human health, and most of these behaviors are related to food and a sedentary routine. With the teaching of classes and the construction of cases by the students, we could observe that there was an evolution in the understanding of the explored contents, as well as the establishment of relations between the exposed content with the concept of Metabolism. Going beyond the construction of this concept, we were able to reflect on health as a system, reflecting that it is not isolated attitudes that will lead to a healthy body balance, but the set of habits executed in an ideal and accessible routine for each individual. We hope that the construction of this knowledge can last in the lives of social actors in a practical way, and that this study can serve as an inspiration for other Basic Education professionals to expand their pedagogical and instructional repertoires.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Metabolismo
Recursos audiovisuais
Teoria dos construtos pessoais
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Renato Amorim da. A construção do conceito de metabolismo com estudantes do Ensino Médio: traçando relações entre Garfield e Scooby-Doo para a saúde humana. 2023. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9436
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Amorim da Silva.pdfDocumento principal3,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.