Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9434
Tipo do documento: Dissertação
Título: O conceito de doença e a leitura de imagens: uma investigação imagética sobre doenças negligenciadas em Pernambuco em livros didáticos de Biologia
Autor: MEDEIROS, Gilliard Barbosa de 
Primeiro orientador: NEVES, Ricardo Ferreira das
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Segundo membro da banca: RIBEIRO, Ernani Nunes
Resumo: A pesquisa objetivou analisar a abordagem imagética do conceito de doença em livro didáticos de Biologia do Ensino Médio, evidenciando as parasitoses humanas negligenciadas no estado de Pernambuco. A caracterização da doença envolve alterações no equilíbrio orgânico, mediante alterações fisiológicas provocadas por fatores internos ou externos no organismo humano, e que pode ser perceptível ou não, a depender do estado de saúde em que se encontre o sujeito, e dos aspectos inerentes ao adoecimento, e que em muitos casos, poderá representar um elemento de exclusão social. A partir de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo sob a análise iconográfica em LDs acerca das Doenças Negligenciadas (DNs) em Pernambuco, na qual envolveu os princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer e a Análise Semiótica de Barthes. Considerando o aspecto cognitivo, as imagens ilustrativas de Valor Didático (VD) tiveram mais expressividade nos exemplares, colaborando com os processos cognitivos dos estudantes, vez que estabelecem a organização dos organismos e suas interrelações, e ainda explicitam os ciclos biológicos dos agentes patogênicos e os processos infecciosos, que culminam no adoecimento do sujeito. Já as imagens fotográficas se apresentaram com maior expressividade em detrimento aos outros tipos presentes nos exemplares, principalmente por apresentarem a realidade sem alterações, com maior percepção dos aspectos morfológicos do adoecimento, a presença de vetores ou de elementos que ocasionam riscos de contaminação ao indivíduo. Houve ausência de pelo menos uma DNs em todos os LDs, analisados. Notamos um interesse nas obras sobre o tipo de patologia a ser discutida, possivelmente, considerando os índices de morte/mortalidade e o espectro de adoecimento nas comunidades, buscando apresentar àquelas que seriam mais abrangentes na maioria das regiões. Os livros sendo instrumentos pedagógicos, fazem-se necessárias discussões que contemplem o contexto social de outros locais desfavorecidos ou ainda que, os docentes oportunizem informações sobre as DNs, que porventura, não sejam evidenciadas nos exemplares, mas detenham representatividade em sua comunidade, permitindo que os estudantes possam, a partir do conhecimento das ações preventivas, colaborar com a diminuição dos índices de adoecimento.
Abstract: The research aimed to analyze the imagery approach of the concept of Disease in Biology Textbooks of High School, highlighting the neglected human parasites in the state of Pernambuco. The characterization of the disease involves changes in the organic balance, through physiological changes caused by internal or external factors in the human body, and which may or may not be perceptible, depending on the state of health in which the subject is, and the aspects inherent to the illness. , and which in many cases could represent an element of social exclusion. From a qualitative approach with a descriptive focus under the iconographic analysis in textbooks about Neglected Diseases (NDs) in Pernambuco, which involved the principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM) of Mayer and the Semiotic Analysis of Barthes. Considering the cognitive aspect, the illustrative images of Didactic Value (DV) were more expressive in the samples, collaborating with the students' cognitive processes, since they establish the organization of organisms and their interrelationships, and also explain the biological cycles of pathogens and the infectious processes, which culminate in the subject's illness. On the other hand, the photographic images were more expressive than the other types present in the specimens, mainly because they present the reality without changes, with greater perception of the morphological aspects of the illness, the presence of vectors or elements that cause risks of contamination to the individual. There was an absence of at least one DN in all analyzed LDs. We noticed an interest in the works on the type of pathology to be discussed, possibly considering the death/mortality rates and the spectrum of illness in the communities, seeking to present those that would be more comprehensive in most regions. Books being pedagogical tools, discussions are necessary that contemplate the social context of other disadvantaged places or even that, teachers provide information about DNs, which may not be evidenced in the copies, but have representation in their community, allowing students can, from the knowledge of preventive actions, collaborate with the reduction of illness rates.
Palavras-chave: Ensino de de biologia
Livros didático
Imagens na educação
Doença parasitária
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MEDEIROS, Gilliard Barbosa de. O conceito de doença e a leitura de imagens: uma investigação imagética sobre doenças negligenciadas em Pernambuco em livros didáticos de Biologia. 2022. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9434
Data de defesa: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilliard Barbosa de Medeiros.pdfDocumento principal2,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.