Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9432
Tipo do documento: Dissertação
Título: As orientações formativas de um Programa de Residência Pedagógica em Física
Autor: SOUZA, Renato Veríssimo de 
Primeiro orientador: SILVEIRA, Thiago Araújo da
Resumo: Nosso trabalho de dissertação trata da formação de professores de Física que participaram do Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma Universidade pública de Recife – Pernambuco. O objetivo principal foi analisar as orientações conceituais e suas influências, limites, desafios e possibilidades na formação dos participantes do núcleo de Física no âmbito de um PRP. O referencial teórico situa-se na discussão das bases conceituais de formação, que se referem a conjunto de ideologias, bem com visões de ensino e aprendizagem adotadas pelo programa de formação, e são discutidas por Garcia (1999); Nóvoa (2009); Engeström (1994); Hargreaves (1998). Numa perspectiva qualitativa, foi utilizada a Metodologia Interativa (OLIVEIRA, 2001) que apresenta o Círculo-Hermenêutico-Dialético (CHD), como técnica de construção dos dados, e a Análise Hermenêutica-Dialética (AHD), com ferramenta de análise, junto a um conjunto de quatro participantes que representam todos os grupos envolvidos no PRP (dois residentes, um professor preceptor e um professor orientador). Com resultados, verificou-se que o PRP trabalha os cinco tipos orientações conceituais (acadêmica, prática, personalista, tecnológica e crítico-social), oferecendo uma formação mais holística, diversificada, voltada para as questões sociais e colaborativa mais abrangente para todos os participantes seja na formação inicial ou na formação continuada. Também verificamos alguns desafios na realidade do programa, tais como a comparação do programa com os Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO), a falta de recursos financeiros para aquisição de materiais, produtos e serviços relacionados à realização de experimentos e produção de trabalhos científicos voltados para a análise do contexto escolar; bem como a falta de organização da CAPES quanto carga horária e distribuição dos residentes nas escolas gerando confusão e retrabalho no registro dos documentos exigidos.
Abstract: This dissertation deals with the training of Physics teachers who participated in the Pedagogical Residency Program (PRP) at a public university in Recife – Pernambuco - Brazil. The main objective was to analyze the conceptual guidelines and their influences, limits, challenges and possibilities in the formation of the participants of the Physics nucleus in the scope of a PRP. The theoretical framework is based on the discussion of the conceptual bases of training, which refer to a set of ideologies, as well as teaching and learning visions adopted by the training program, and are discussed by Garcia (1999); Nóvoa (2009); Engestrom (1994); Hargreaves (1998). From a qualitative perspective, the Interactive Methodology (OLIVEIRA, 2001) was used, which presents the Hermeneutic-Dialectical Circle (CHD) as a data construction technique, and the Hermeneutic-Dialectical Analysis (AHD), as an analysis tool, together with a set of four participants representing all groups involved in the PRP (two residents, a preceptor teacher and a mentor teacher). With results, it was found that the PRP works with the five types of conceptual orientations (academic, practical, personalist, technological and social-critical), offering a more holistic, diversified, socially-oriented and more comprehensive collaborative training for all participants, whether in initial training or continuing training. We also verified some challenges in the reality of the program, such as the comparison of the program with the Mandatory Supervised Internships (ESO), the lack of financial resources for the acquisition of materials, products and services related to the performance of experiments and the production of scientific works aimed at the analysis of the school context; as well as the lack of organization of CAPES regarding the workload and distribution of residents in schools, generating confusion and rework in the registration of required documents.
Palavras-chave: Formação de professores
Residência Pedagógica
Professor de física
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SOUZA, Renato Veríssimo de. As orientações formativas de um Programa de Residência Pedagógica em Física. 2022. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9432
Data de defesa: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Verissimo de Souza.pdfDocumento principal1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.