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Tipo do documento: Dissertação
Título: A perspectiva da alfabetização científica no ensino fundamental através da abordagem dos recursos hídricos no cenário ruralista
Autor: SOUZA, Tiago José Nascimento de 
Primeiro orientador: TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Primeiro membro da banca: SÁ, Risonilta Germano Bezerra de
Segundo membro da banca: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Resumo: A Alfabetização Científica (AC) pode ser percebida como uma perspectiva de enfoque educacional, com finalidades ligadas ao desenvolvimento de uma sociedade que consiga agir com análise, mas também de forma reflexiva e responsável mediante as circunstâncias atreladas à ciência e tecnologia que surgem ao seu redor. Ela também pode ser percebida como um processo pelo qual a linguagem das Ciências contrai significados, compondo um ambiente para o sujeito expandir o seu mundo de conhecimento, assim como a sua cultura, implantado na coletividade. Desse modo, a pesquisa em questão, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e do tipo participante, teve como objetivo: Identificar as potencialidades e limitações associadas à discussão dos recursos hídricos, através de perspectiva da alfabetização científica em estudantes do 3° ano do ensino fundamental, em uma escola de zona rural. Participaram da pesquisa 29 alunos do terceiro ano do ensino fundamental e a docente, todos da escola Municipal São Pedro no Engenho Ilhetinhas no município de Tamandaré - Pernambuco. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada com a professora, ficha de informações dos estudantes, observação participante e um momento de vivência onde foi trabalhado um caso e em seguida foram realizados desenhos que auxiliaram os estudantes a formularem seus discursos. A partir da análise dos dados, através do uso da análise do discurso, foi possível constatar que há uma tendência dos estudantes, enquanto alunos do último ano, do primeiro ciclo do funda- mental (3° ano), a apresentarem respostas curtas e objetivas. Foi percebido em seus discursos, que há uma vontade de aplicar uma maior praticidade sobre as explicações e vertentes críticas que se correlacionam com assuntos científicos. Também foi possível analisar que a criticidade almejada na AC é desenvolvida de modo a ser possível ao indivíduo entender com autonomia os processos que lhe contornam. Mas para que isto ocorra, a intervenção docente deverá acontecer durante todo o percurso, no sentido de conduzir o seu desenvolvimento até que sejam alcançados os objetivos.
Abstract: Scientific Literacy (AC) can be perceived as a perspective with an educational focus, with purposes linked to the development of a society that can act with analysis, but also in a reflective and responsible way under the circumstances linked to science and technology that arise around it. It can also be perceived as a process by which the language of Sciences contracts meanings, composing an environment for the subject to expand his world of knowledge, as well as his culture, implanted in the community. Thus, the research in question, with a qualitative approach, of a descriptive nature and of a participant type, aimed to: Identify the potentialities and limitations associated with the discussion of water resources, through the perspective of scientific literacy in students of 3° year of elementary school, in a rural school. 29 students from the third year of elementary school and the teacher participated in the research, all from the Municipal School São Pedro in Engenho Ilhetinhas in the municipality of Tamandaré - Pernambuco. The data were obtained through a semi-structured interview with the teacher, student information sheet, participant observation and a moment of experience where a case was worked and then drawings were made that helped students to formulate their speeches. From the analysis of the data, through the use of the discourse analysis, it was possible to verify that there is a tendency of the students as students of the last year of the first cycle of the elementary school (3rd year), to present short and objective answers. It was perceived in their speeches, that there is a desire to apply greater practicality on explanations and critical aspects that correlate with scientific subjects. It was also possible to analyze that the criticality sought in CA is developed in such a way that it is possible for the individual to autonomously understand the processes that contort him. But for this to happen, the teaching intervention must happen throughout the course, in order to lead its development until the objectives are achieved.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Escolas rurais
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SOUZA, Tiago José Nascimento de. A perspectiva da alfabetização científica no ensino fundamental através da abordagem dos recursos hídricos no cenário ruralista. 2020. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9429
Data de defesa: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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