Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9428
Tipo do documento: Dissertação
Título: A alfabetização científica dos alunos e a prática pedagógica do professor: possíveis aproximações
Autor: ASSUNÇÃO, Thiago Vicente de 
Primeiro orientador: TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Segundo membro da banca: SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que os documentos nacionais de educação podem ser mais bem compreendidos sob a ótica da Alfabetização Científica. Assim, como a questão de pesquisa, elegemos: na perspectiva dos documentos nacionais de educação destinados ao ensino das ciências naturais e da física e dos parâmetros da Alfabetização Científica, quais as possíveis aproximações entre o tipo de prática pedagógica do professor e o grau de alfabetização científica dos alunos do Ensino Médio? Adotamos o referencial teórico da Alfabetização Científica baseado, principalmente, nos estudos de Helena Sasseron, Rudiger Laugksch e Paul Hurd. Participaram da nossa pesquisa 481 alunos do terceiro ano do Ensino Médio provenientes de escolas públicas integrais da cidade do Recife – PE e 6 alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Optamos por uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa, a qual compreendeu o uso de instrumentos de coleta de dados como o Teste de Alfabetização Científica Básica - construção de organogramas, conversa dialogada, o Círculo Hermenêutico-Dialético e, dentre as análises, a Estatística Implicativa. Identificamos que 42% dos alunos submetidos a pesquisa possuem características básicas de um indivíduo cientificamente alfabetizado. Quando esse resultado foi distribuído entre as 8 escolas pesquisadas, observou-se que 3 delas possuem pelos menos 50% dos seus respectivos alunos com as características mínimas de uma pessoa cientificamente alfabetizada. Também foi visto que esses resultados podem ser influenciados pela presença de projetos disciplinares e/ou interdisciplinares e por algumas características da prática pedagógica do professor de física. No contexto do curso de licenciatura em física, foi visto, por via do discurso dos acadêmicos, que existem dificuldades provenientes da academia e da escola. No primeiro, foi relatado que existe uma distância entre a academia, formação do professor de física, e a realidade das escolas. Já no segundo, parte dos alunos relataram que o modelo de escola atual dificulta o desenvolvimento de metodologias fundadas na Alfabetização Científica, por exemplo, por ainda prevalecer um modelo de ensino voltado aos exames e vestibulares.
Abstract: This work starts from the assumption that national education documents can be better understood from the perspective of Scientific Literacy. Thus, we choose as the research question: From the perspective of national education documents aimed at the teaching of natural sciences and physics and the parameters of Scientific Literacy, what are the possible approximations between the type of pedagogical practice of the teacher and the degree of scientific literacy of high school students? We adopted the theoretical framework of Scientific Literacy based mainly on the studies of Helena Sasseron, Rudiger Laugksch and Paul Hurd. We participated in our research 481 students of the third year of high school from full public schools in the city of Recife - PE and 6 students of the Physics Degree course of the Federal Rural University of Pernambuco. We opted for a quali-quantitative research methodology, which included the use of data collection instruments such as the Basic Scientific Literacy Test, construction of organization charts, dialogued conversation, the Hermeneutic-Dialectical Circle and, among the analyses, implicative statistics. We identified that 42% of the students surveyed have basic characteristics of a scientifically literate individual. When this result was distributed among the 8 schools surveyed, it was observed that 3 of them have at least 50% of their respective students with the minimum characteristics of a scientifically literate person. It was also seen that these results can be influenced by the presence of disciplinary and/or interdisciplinary projects and by some characteristics of the pedagogical practice of the physics teacher. In the context of the physics degree course, it was seen, through the students' discourse, that there are difficulties coming from the academy and the school. In the first, it was reported that there is a distance between the academy, training of the physics teacher, and the reality of schools. In the second, part of the students reported that the current school model hinders the development of methodologies based on Scientific Literacy, for example, because a teaching model focused on exams and entrance exams still prevails.
Palavras-chave: Formação de professores
Professor de física
Prática pedagógica
Alfabetização científica
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ASSUNÇÃO, Thiago Vicente de. A alfabetização científica dos alunos e a prática pedagógica do professor: possíveis aproximações. 2020. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9428
Data de defesa: 25-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Vicente de Assuncao.pdfDocumento principal2,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.