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Tipo do documento: Tese
Título: O contrato didático na utilização de objetos digitais de aprendizagem voltados para percepção espacial: uma formação continuada para professoras da Educação Infantil num ambiente virtual
Autor: MARQUES, Roberta Gonçalves Gomes 
Primeiro orientador: LIMA, Anna Paula de Avelar Brito
Primeiro membro da banca: ALMEIDA, Jadilson Ramos de
Segundo membro da banca: SILVA, Maria Auricélia da
Terceiro membro da banca: MARTINS, Marcelo Machado
Quarto membro da banca: CAVALCANTE, José Luiz
Resumo: Este estudo investigou o contrato didático estabelecido em um ambiente virtual de formação continuada de professoras da Educação Infantil, voltada para o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) relacionados à percepção espacial. Tal objetivo se desdobrou nos específicos seguintes: 1) verificar as percepções das professoras acerca do uso das TICs na Educação Infantil e dos Objetos Digitais de Aprendizagem voltados para a percepção matemática espacial; 2) realizar um curso de formação continuada virtual para professoras da Educação Infantil, voltado para o uso das TICs e dos ODA direcionados para a percepção espacial e, 3) identificar as relações contratuais (expectativas, rupturas, negociações e renegociações), à luz do Contrato Didático, nos encontros do curso de formação continuada virtual. Partimos da noção de Contrato Didático, proposta por Brousseau, no âmbito da Teoria das Situações Didáticas, investigando-o em um contexto de ensino diferente dos comumente explorados quando da pesquisa sobre esse fenômeno didático. Como metodologia para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, além da produção de um caderno de campo contemplando as situações interativas durante o curso de formação continuada proposto, com a utilização de Objetos Digitais de Aprendizagem, desenvolvidos pelo OBAMA (Objetos de Aprendizagem para Matemática – repositório criado pela UFRN), que abordam a percepção espacial na Educação Infantil. Tanto a entrevista como o curso foram realizados de modo virtual, com professoras da Educação Infantil de um município no agreste pernambucano. As análises das interações foram baseadas na Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram que a relação contratual estabelecida entre os atores envolvidos apresentou particularidades próprias de uma relação didática pouco vivenciada pelas professoras: o contexto virtual e mesmo o domínio de Objetos Digitais de Aprendizagem, sobretudo para a utilização na Educação Infantil. Por outro lado, o estudo também revelou que há elementos contratuais observados em contextos ordinários, que também foram identificados no ambiente virtual, inclusive com a interferência da realização ou não, por parte dos envolvidos, de acordos previstos também no Contrato Pedagógico.
Abstract: This study investigated the Didactic Contract established in a virtual environment of continuing education for kindergarten teachers, focused on the use of Digital Learning Objects (LDO) related to spatial perception. We start from the notion of Didactic Contract, proposed by Brousseau, within the scope of Didactic Situations Theory, investigating it in a teaching context different from those commonly explored when researching this didactic phenomenon. Thus, the Thesis work aimed to recognize, as a general objective, the elements that build the Didactic Contract in the continuing education of kindergarten teachers, in a virtual environment, with the use of Digital Learning Objects (LDO) aimed at spatial mathematical perception. This objective unfolded in the following specifics: 1) to verify the teachers' perceptions about the use of ICTs in kindergarten and Digital Learning Objects aimed at spatial mathematical perception; 2) carry out a virtual continuing education course for teachers of Early Childhood Education, focused on the use of ICTs and LDO aimed at spatial perception, and 3) identify contractual relationships (expectations, ruptures, negotiations and renegotiations), in the light of the Didactic Contract, in the meetings of the virtual continuing education course. As a methodology for the construction and collection of data, semi-structured interviews were carried out, in addition to the notes of interactive situations during the proposed continuing education course, contemplating Digital Learning Objects, developed by LOM (Learning Objects for Mathematics - repository created by UFRN), which address spatial perception in early childhood education. Both the interview and the course were carried out in a virtual way, with five kindergarten teachers from a municipality in the countryside of Pernambuco. Data analysis, that is, discursive interactions, were based on Discursive Textual Analysis. The results showed that the contractual relationship established between the actors involved presented particularities of a didactic relationship little experienced by the teachers: the virtual context and even the domain of digital learning objects, especially for use in early childhood education, a space where there is a discussion about learning from experiences with physical/concrete objects. On the other hand, the study also revealed that there are contractual elements observed in ordinary contexts, which were also identified in the virtual environment, including the interference of the realization or not, by those involved, of agreements also provided for in the pedagogical contract.
Palavras-chave: Contrato didático
Objetos de aprendizagem
Percepção espacial
Formação continuada
Educação infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MARQUES, Roberta Gonçalves Gomes. O contrato didático na utilização de objetos digitais de aprendizagem voltados para percepção espacial: uma formação continuada para professoras da Educação Infantil num ambiente virtual. 2022. 266 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9424
Data de defesa: 12-Abr-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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