Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9420
Tipo do documento: Tese
Título: Análise da mobilização de significados sobre a natureza da ciência e seu ensino por professores de Química em uma comunidade de prática
Autor: SILVA, Cristiane Martins da 
Primeiro orientador: FIRME, Ruth do Nascimento
Primeiro membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Segundo membro da banca: SILVEIRA, Tiago Araújo da
Terceiro membro da banca: MARTINS, Marina Rodrigues
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo analisar os significados mobilizados sobre a natureza da ciência e o seu ensino desenvolvido no contexto de uma comunidade de prática (CoP) de professores de Química. Os estudos sobre a natureza da ciência têm apontado a necessidade de promover espaços de formação que possibilitem a elaboração e a aplicação de estratégias que estimulem as discussões, interações e reflexões sobre a natureza da ciência e o seu ensino, por meio do desenvolvimento de uma multiplicidade de pensamentos e compartilhamento de experiências que abordem de forma relevante os diversos aspectos sobre a natureza da ciência e as maneiras de ensiná-los. Nesse cenário, propomos investigar uma comunidade de prática de professores de Química como um espaço de mobilização de significados sobre a natureza da ciência e o seu ensino. Para isso foi organizada uma comunidade de prática com quatro professores de Química, na qual foram analisadas em seis encontros situações cotidianas com caráter científico, além da elaboração e adequação de atividades sobre a natureza da ciência. Para a realização da pesquisa, foram utilizados como dados as gravações em vídeo dos encontros e os materiais elaborados pelos professores. A construção e análise dos dados foi orientada pela apropriação de elementos da Etnografia em Educação (GREEN et al. 2005) e de ferramentas da Análise Microetnográfica do Discurso (BLOOME et al. 2005, 2008), que auxiliaram na organização dos dados. Os resultados indicam que os professores manifestaram significados a partir das discussões espontâneas que se desenvolveram por meio das interações e percepções dos docentes sobre as situações cotidianas com caráter científico apresentadas a eles nas atividades. Em relação aos significados sobre natureza da ciência as interações entre os docentes possibilitaram a mobilização de significados epistêmicos como a metodologia da ciência e a observação e inferência, por exemplo, e de aspectos não epistêmicos da ciência como a influência da ciência na sociedade e os aspectos éticos e morais da ciência. Tal situação indica que a mobilização de significados sobre NdC pelos professores foi diversa e englobou uma variedade de situações que representam os processos científicos. Quanto aos significados mobilizados sobre o ensino de natureza da ciência, os resultados indicam que a partir da negociação de significados foram mobilizados significados relacionados às discussões e identificação de aspectos sobre natureza da ciência nas atividades. Além disso, foram apresentados significados sobre atividades e planejamentos que motivam o ensino de natureza da ciência. Em relação ao papel da comunidade de prática na mobilização de significados, os resultados apresentam que as práticas sociais desenvolvidas nesse grupo possibilitaram o engajamento, o respeito, a identidade, a confiança e o trabalho colaborativo entre os docentes, o que contribuiu para que discussões mais abrangentes e significados sobre a natureza da ciência e o seu ensino se manifestassem. O contexto da CoP estimulou que conhecimentos e experiências reais dos professores fossem explorados, proporcionando um reconhecimento entre os pares e a confiança em partilhar experiências e repertórios que discutidos em grupo colaboraram para que os docentes refletissem sobre suas práticas e conhecessem novas experiências e significados que agregaram a sua profissão docente. Por fim, este estudo indica que a comunidade de prática se mostra um espaço relevante de interação social que colabora para o desenvolvimento de discussões sobre natureza da ciência e o seu ensino.
Abstract: The goal of this study is to analyze the meanings mobilized about the nature of science and its teaching developed in the context of a community of practice of Chemistry teachers. Studies on the nature of science have pointed to the need to promote training spaces that enable the elaboration and application of strategies that stimulate discussions, interactions and reflections on the nature of science and its teaching, through the development of a multiplicity of thoughts and sharing of experiences that relevantly address the various aspects of the nature of science and ways of teaching them. In this scenario, we propose to investigate a community of practice of Chemistry teachers as a space for mobilizing meanings about the nature of science and its teaching. For this, a community of practice was organized with four Chemistry teachers, in which the analysis of everyday situations with a scientific character were discussed in six meetings, in addition to the elaboration and adaptation of activities on the nature of science. To carry out the research, video recordings of the meetings and materials prepared by the teachers were used as data. The construction and analysis of the data was guided by the appropriation of elements of Ethnography in Education (GREEN et. al. 2005), and to use of the Microethnographic Discourse Analysis tools (BLOOME et al. 2005, 2008), which helped organize the data. The results indicate that the teachers manifested meanings from the spontaneous discussions that developed through the interactions and perceptions of the teachers about everyday situations of a scientific nature presented to them in the activities. Regarding the meanings about the nature of science, the interactions between professors enabled the mobilization of epistemic meanings such as the methodology of science and observation and inference, for example, and the non-epistemic aspects of science such as the influence of science on society and aspects ethics and morals of science. This situation indicates that the mobilization of meanings about ND by teachers was diverse and encompassed a variety of situations that represent scientific processes. As for the meanings mobilized about the teaching of the nature of science, the results indicate that from the negotiation of meanings, meanings related to the discussions and identification of aspects about the nature of science in the activities were mobilized. In addition, meanings about activities and plans that motivate the teaching of the nature of science were also presented. Regarding the role of the community of practice in the mobilization of meanings, the results show that the social practices developed in this group enabled the development of engagement, respect, identity, trust and collaborative work among professors, which contributed to that broader discussions and meanings about the nature of science and its teaching could be manifested. The context of the CoP encouraged the exploration of teachers' real knowledge and experiences, providing recognition among peers and confidence in sharing experiences and repertoires that, when discussed in groups, helped teachers to reflect on their practices and learn about new experiences and meanings that they added their teaching profession. Finally, our study indicates that the community of practice is a relevant space for social interaction that contributes to the development of discussions about the nature of science and its teaching.
Palavras-chave: Natureza da ciência
Ensino de química
Formação de professores
Comunidades de prática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Cristiane Martins da. Análise da mobilização de significados sobre a natureza da ciência e seu ensino por professores de Química em uma comunidade de prática. 2023. 155 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9420
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Martins da Silva.pdfDocumento principal1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.