Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9391
Tipo do documento: Dissertação
Título: Animais polinizadores : a transposição didática em aplicativos móveis para smartphones e suas contribuições para o ensino das ciências biológicas
Autor: GÓZ, Patrícia Mariana Vasco de 
Primeiro orientador: ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de
Primeiro membro da banca: LIMA, José Roberto Tavares de
Segundo membro da banca: NEVES, Ricardo Ferreira das
Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar os Aplicativos Móveis de Biologia para Smartphones referentes ao ensino da Zoologia e suas potencialidades para o Ensino de Ciências, bem como a Transposição Didática do conteúdo de “Animais Polinizadores” nesses aplicativos. Dentre os agentes polinizadores, destacam-se os insetos pela eficiência e abundância na natureza e dentre os insetos, as abelhas formam o grupo mais importante. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, contemplando a seleção, classificação, avaliação da qualidade e da eficácia do aplicativo e a análise da transposição didática dos conceitos zoológicos. Em seguida, averiguou-se a utilização do aplicativo, com avaliação mais satisfatória, em sala de aula. Não encontrando elementos relevantes e suficientes para análise do tem “Animais Polinizadores”, partimos para uma busca mais específica de aplicativos onde foi escolhido o grupo das Abelhas e assim, selecionado o aplicativo ABELHA app da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A), por possuir um rico leque de informações sobre esse grupo zoológico. Os resultados indicam que o aplicativo apresentou informações atualizadas e traz em seu conteúdo, discussões atuais e relevantes em relação à temática abordada. Quanto a Transposição Didática dos conceitos, não foram encontradas supressões, deformações ou deslizes metacognitivos. Não há informações que possam levar o aluno a uma interpretação equivocada, nem erros conceituais, que possam prejudicar a construção do conhecimento. O App oportunizou informações econômicas e ecológicas da espécie, com discussões atuais e relevantes em relação a temática abordada, levando em consideração a conservação do grupo estudado, fator importante para o desenvolvimento de um cidadão crítico, pensante e preocupado com o mundo em que vive. Os alunos não apresentaram dificuldades no manuseio do aplicativo e na utilização das propostas apresentadas na sala de aula, conseguindo responder as questões propostas, embora, muitas vezes, apenas copiando as informações que estavam no aplicativo. Através da análise dos áudios foi possível perceber que estes possuem um conhecimento básico acerca da temática trabalhada. No contexto geral, o aplicativo apresenta potencialidades para o desenvolvimento de habilidades e competências orientadas pelos PCNEF, ao que concerne o compromisso com o meio ambiente e o manuseio de recursos tecnológicos, e que ficou evidente durante a SD com os alunos, podendo ser considerado como um recurso diferenciado e com potencial educativo, pois apresenta conteúdos como animações e videocasts, por exemplo, trazendo um diferencial quando comparado ao livro didático. Todavia, é importante ressaltar que tudo dependerá da forma que o aplicativo for utilizado e de quais objetivos pretende-se alcançar.
Abstract: The objective of this work was to analyze the Biology Mobile Apps for Smartphones related to the teaching of Zoology and its potential for Science Education, as well as the Didactic Transposition of the content of “Pollinating Animals” in these applications. Among pollinating agents, insects stand out for their efficiency and abundance in nature and among insects, bees form the most important group. The research was developed in four stages, contemplating the selection, classification, evaluation of the quality and effectiveness of the application and the analysis of the didactic transposition of zoological concepts. Then, the use of the application was investigated, with a more satisfactory evaluation, in the classroom. Not finding relevant and sufficient elements for the analysis of “Pollinating Animals”, we started a more specific search for applications where the group of Bees was chosen and so, selecting the ABELHA app from the Brazilian Association of Bee Studies (A.B.E.L.H.A), for having a rich range of information about this zoological group. The results indicate that the application presented updated information and brings in its content, current and relevant discussions in relation to the topic addressed. As for the Didactic Transposition of the concepts, not found suppressions, deformations or metacognitive slips. There is no information that can lead the student to a misinterpretation, nor conceptual errors, it can harm the construction of knowledge. The classification of bees was addressed, without discarding the kinship between species, beyond the importance of this group, not only economical, but also ecological, discarding a utilitarian view of the animal. In addition, it brings in its content current and relevant discussions regarding the theme addressed, taking into account the conservation of the studied group, important factor for the development of a critical, thinking citizen and concerned about the world he lives in. There was no difficulty in using the application in the classroom. The students were able to answer the proposed questions, although often just by copying the information that was in the application. Through the analysis of the audios it was possible to notice that they have a basicknowledge about the theme worked. In the general context, the application has potential for the development of skills and competences present at PCNEF with respect to the commitment to the environment and the handling of technological resources, can be considered as a differentiated resource with educational potential, because it features content like animations and videocasts, for example, bringing a difference when compared to the textbook. However, it is important to note that everything will depend on how the application is used and what objectives it is intended to achieve.
Palavras-chave: Transposição didática
Aplicativo móvel
Ensino de biologia
Ensino de ciências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: GÓZ, Patrícia Mariana Vasco de. Animais polinizadores : a transposição didática em aplicativos móveis para smartphones e suas contribuições para o ensino das ciências biológicas. 2020. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9391
Data de defesa: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Mariana Vasco de Goz.pdfDocumento principal1,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.