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Tipo do documento: Dissertação
Título: Seguindo os caminhos da educação ambiental : história, natureza e práticas educativas em escolas públicas de um município ecoturístico
Autor: SILVA, Maria José Farias da 
Primeiro orientador: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Primeiro coorientador: MUHLE, Rita Paradeda
Primeiro membro da banca: FRIZZO, Tais Cristine Ernst
Segundo membro da banca: FARIAS, Gilmar Beserra de
Terceiro membro da banca: SILVEIRA, Thiago Araújo da
Resumo: O município de Bonito, localizado no estado de Pernambuco no Brasil, passa por um processo histórico de transformação do ambiente, em que a emergente valorização da integridade da natureza passa a enfraquecer certas práticas econômicas anteriores baseadas na exploração da terra. O ecoturismo, assim, tem sido responsável pela difusão de uma outra visão de natureza no município, agora associada à sustentabilidade e à proteção ambiental, fazendo surgir novas práticas de gestão, inclusive escolares. Nesse contexto, são acionadas estratégias para se constituir uma “cidadania ecológica”, espécie de sentimento de pertencimento a uma cidade ecoturística, que enaltece a natureza do local e desperta os cidadãos para o engajamento na sua proteção. Neste trabalho, propomos um olhar para o trajeto histórico de valorização da natureza e sua influência em práticas escolares, ao acompanhar algumas dessas práticas in loco e procurar entender o processo de significação dos alunos sobre a natureza do lugar. Para tal, utilizamos uma abordagem inspirada na pesquisa etnográfica, embasada na observação participante, conversas informais, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para análise, tomamos por base teórico-metodológico a fenomenologia hermenêutica visando compreender os significados que emergem nas práticas de educação ambiental no contexto de um município ecoturístico. A partir dos dados constituídos e analisados, encontramos diferentes noções de natureza entre os alunos, que sinalizam significados e sentidos diversos, estabelecidos a partir das construções culturais e pessoais. As práticas de educação ambiental realizadas são motivadas pela natureza do local, sendo utilizadas intencionalmente como forma de suscitar sensibilidades ecológicas, sentimentos de pertencimento e responsabilidade ambiental. Consideramos que o processo de valorização da natureza reconhecido em Bonito acontece de modo entrelaçado com o potencial de desenvolvimento do ecoturismo no município, vindo a coproduzir práticas de educação ambiental direcionadas para a construção de significados de conservação do ambiente local.
Abstract: The municipality of Bonito is going through a historical process of environmental transformation, in which the emerging appreciation of the integrity of nature begins to weaken certain previous economic practices based on land exploration. Ecotourism, therefore, has been responsible for the dissemination of another view of nature in the city, now associated with sustainability and environmental protection, giving rise to new management practices, including school-based ones. In this context, strategies are put in place to constitute an “ecological citizenship”, a kind of feeling of belonging to an ecotourism city, which enhances the nature of the place and awakens citizens to engage in its protection. In this work, we propose a look at the historical path of valuing nature and its influence on school practices, by following some of these practices in loco and trying to understand the process of students' meaning about the nature of the place. To this end, we used an approach inspired by ethnographic research, based on participant observation, informal conversations, semi-structured interviews and questionnaires. For analysis, we take as theoretical-methodological basis the hermeneutic phenomenology in order to understand the meanings that emerge in the practices of environmental education in the context of an ecotourism municipality. From the constituted and analyzed data, we found different notions of nature among the students, which signal different meanings and senses, established from cultural and personal constructions. The environmental education practices carried out are motivated by the nature of the place, and are intentionally used as a way to raise ecological sensitivities, feelings of belonging and environmental responsibility. We believe that the process of valuing nature recognized in Bonito happens in an intertwined way with the potential for the development of ecotourism in the city, coming to co-produce environmental education practices aimed at building meanings for the conservation of the local environment.
Palavras-chave: Educação ambiental
Prática educativa
Escola pública
Ecoturismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Maria José Farias da. Seguindo os caminhos da educação ambiental : história, natureza e práticas educativas em escolas públicas de um município ecoturístico. 2021. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9362
Data de defesa: 28-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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