Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9297
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da aplicação da aprendizagem baseada em problemas : limites e potencialidades da formação continuada em serviço de professores de ciências da natureza
Autor: SILVA, Judimar Teixeira da
Primeiro orientador: SILVA, Ivoneide Mendes da
Primeiro membro da banca: FIRME, Ruth do Nascimento
Segundo membro da banca: LIMA, Kênio Erithon Cavalcante
Resumo: A aprendizagem baseada em problemas (em inglês, Problem Based Learning - PBL) configura-se como uma metodologia de ensino ativa que requer tempo para ser compreendida e aplicada na Educação Básica, pois utiliza o problema real para iniciar, estimular e direcionar todo o processo de ensino e aprendizagem, dentro de uma perspectiva de avaliação diferenciada que precisa ser bem elaborada e diante do desafio de uma aprendizagem autônoma e colaborativa entre os estudantes. A pesquisa apresentou como objetivo investigar os limites e as potencialidades do processo formativo em serviço com a Aprendizagem Baseada em Problemas para a prática docente dos professores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias. A formação continuada de professores em serviço com essa metodologia tem potencial para ser vivenciada com os docentes da escola em estudo devido à disponibilidade semanal que eles possuem destinadas às suas formações continuadas. O campo de pesquisa utilizado foi uma Escola Técnica Estadual do município do Paulista, em Pernambuco. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram o questionário, os murais da ferramenta digital Padlet, as videogravações do processo formativo e as entrevistas narrativas realizadas com 5 professores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias da referida instituição. Os dados foram analisados à luz do arcabouço teórico pertinente e a partir de alguns elementos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e da Análise Temática Dialógica proposta por Braun & Clarke (2006). A partir da análise dos dados, um diferencial significativo foi observado na formação continuada desses professores, que foi o fato da mesma ter sido realizada entre os pares, no ambiente escolar e dentro de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada. Ainda depreendemos que a formação em serviço na escola, com os colegas de profissão que compartilham de necessidades similares auxilia na resolução dos problemas de ordem pedagógica da escola e consequentemente contribui com a prática docente.
Abstract: Problem Based Learning (PBL) is an active teaching methodology that requires time to be understood and applied in Basic Education, as it uses the real problem to initiate, stimulate and guide the whole teaching and learning process, within a differentiated assessment perspective that needs to be well elaborated and that faces the challenge of autonomous and collaborative learning among students. The research aimed to investigate the limits and potentialities of the training process in service with Problem-Based Learning for the teaching practice of teachers in the area of Natural Sciences and Its Technologies. The continuing education of in-service teachers using this methodology has the potential to be experienced with teachers at the school under study due to their weekly availability that they have for their continuing education. The research field used was a State Technical School in Paulista, a town in Pernambuco. The research instruments used were the questionnaire, the murals of the Padlet digital tool, the video recordings of the training process and the narrative interviews carried out with 5 school Natural Sciences and Its Technologies teachers at that institution. Data were analyzed in light of the relevant theoretical framework and from some elements of the Content Analysis of Bardin (2011) and the Dialogical Thematic Analysis proposed by Braun & Clarke (2006). From the data analysis, a significant difference was observed in the continuing education of these teachers, which was the fact that it was carried out among peers, in the school environment and within an interdisciplinary and contextualized approach. We also infer that in-service training at the school, with co-workers who share similar needs, helps in solving the school's pedagogical problems and consequently contributes to teaching practice.
Palavras-chave: Formação continuada
Formação de professores
Prática docente
Aprendizagem baseada em problemas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Judimar Teixeira da. Análise da aplicação da aprendizagem baseada em problemas : limites e potencialidades da formação continuada em serviço de professores de ciências da natureza. 2021. 196 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9297
Data de defesa: 6-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Judimar Teixeira da Silva.pdfDocumento principal2,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.