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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do processo de desenvolvimento da responsabilidade socioambiental por estudantes na perspectiva ciência-tecnologia-sociedade (CTS) sobre resíduos plásticos
Autor: OLIVEIRA, José Elivelton Gomes de
Primeiro orientador: FIRME, Ruth do Nascimento
Primeiro membro da banca: NUNES, Albino Oliveira
Segundo membro da banca: SILVA, Suely Alves da
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Maria Marly de
Resumo: Nesta dissertação, temos como objetivo o de analisar o processo de desenvolvimento da responsabilidade socioambiental por estudantes no contexto de uma intervenção pedagógica na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade sobre resíduos plásticos. A pesquisa foi qualitativa e caracterizada como pesquisa participante realizada em uma turma da 3ª série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. Contamos com a participação de 17 estudantes, e tivemos como instrumentos de coleta de dados duas sequências didáticas interativas (SDI), a gravação em áudio, e a observação participante. No percurso metodológico seguimos quatro etapas: Planejamento da SDI I, por meio da qual identificamos as concepções iniciais dos estudantes sobre a presença dos plásticos e a relação destes com a poluição ambiental, e da SDI II, por meio da qual avaliamos possíveis mudanças nas concepções dos estudantes sobre os impactos socioambientais provocados pelos resíduos plásticos; Planejamento da intervenção pedagógica; Desenvolvimento da intervenção pedagógica, por meio do qual analisamos suas aulas constitutivas, tendo em vista a autocompreensão, o estudo e reflexão, a tomada de decisão, a ação responsável e a integração; Organização e análise hermenêutica-dialética dos dados. A partir das análises, podemos dizer que, quanto às concepções iniciais dos estudantes, eles têm conhecimento de diferentes objetos plásticos em seu cotidiano e consideram como causas da relação entre os resíduos plásticos e a poluição ambiental: o tempo de degradação, a produção industrial, o descarte incorreto, prejuízos aos animais, e o alto uso/consumo dos plásticos. Quanto às mudanças nas concepções dos estudantes, destacamos a inclusão de ações/atitudes individuais e coletivas, de conscientização, de descarte correto e seletivo, de ajuda, cuidado e respeito como alternativas para minimizar os impactos socioambientais provocados pelos resíduos plásticos. Adicionalmente, as análises das aulas constitutivas da intervenção pedagógica revelaram que elas contribuíram para atender as fases da espiral de responsabilidade. Portanto, partindo dessas análises entendemos que o processo de desenvolvimento da responsabilidade socioambiental ao longo da intervenção pedagógica na perspectiva CTS sobre resíduos plásticos ocorreu na medida em que os estudantes: entenderam a problemática dos resíduos plásticos e a relação destes com a poluição ambiental; compreenderam aspectos científicos, tecnológicos e sociais envolvidos, ampliando o entendimento da problemática dos resíduos plásticos; fizeram suas escolhas individuais e tomaram decisões pessoais; comprometeram-se em participar ativamente das questões relacionadas à problemática dos resíduos plásticos e seus impactos socioambientais por meio do planejamento de ações responsáveis; e integraram à compreensão mais ampla da problemática dos resíduos plásticos, aspectos éticos e de valores.
Abstract: In this dissertation, we aim to analyze the development process of socio-environmental responsibility by students in the context of a pedagogical intervention in the Science-Technology-Society perspective on plastic waste. The research was qualitative and characterized as participatory research carried out in a 3rd grade high school class in a state public school. We had the participation of 17 students, and we had as data collection instruments two interactive didactic sequences (SDI), audio recording, and participant observation. In the methodological path, we followed four steps: Planning SDI I, through which we identify the students' initial conceptions about the presence of plastics and their relationship with environmental pollution, and SDI II, through which we assess possible changes in conceptions from students on the social and environmental impacts caused by plastic waste; Planning the pedagogical intervention; Development of the pedagogical intervention, through which we analyze its constitutive classes, with a view to self-understanding, study and reflection, decision-making, responsible action and integration; Organization and hermeneutic-dialectic analysis of data. Based on the analyses, we can say that, regarding the students' initial conceptions, they are aware of different plastic objects in their daily lives and consider the causes of the relationship between plastic waste and environmental pollution to be: degradation time, industrial production, incorrect disposal, damage to animals, and the high use/consumption of plastics. As for the changes in the students' conceptions, we highlight the inclusion of individual and collective actions/attitudes, awareness, correct and selective disposal, help, care and respect as alternatives to minimize the social and environmental impacts caused by plastic waste. Additionally, the analysis of the classes constituting the pedagogical intervention revealed that they contributed to meeting the phases of the spiral of responsibility. Therefore, based on these analyses, we understand that the process of developing socio-environmental responsibility throughout the pedagogical intervention in the STS perspective on plastic waste occurred as students: understood the problem of plastic waste and its relationship with environmental pollution; understood scientific, technological and social aspects involved, expanding the understanding of the problem of plastic waste; made their individual choices and made personal decisions; pledged to actively participate in issues related to the problem of plastic waste and its social and environmental impacts through the planning of responsible actions; and integrated ethical aspects and values into the broader understanding of the problem of plastic waste.
Palavras-chave: Responsabilidade socioambiental
Perspectiva CTS
Resíduo plástico
Ensino de ciências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: OLIVEIRA, José Elivelton Gomes de. Análise do processo de desenvolvimento da responsabilidade socioambiental por estudantes na perspectiva ciência-tecnologia-sociedade (CTS) sobre resíduos plásticos. 2021. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9296
Data de defesa: 1-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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