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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARNEIRO, Jéssika Lapa Falcão-
dc.contributor.advisor1FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-08-10T11:51:23Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Jéssika Lapa Falcão. O ensino do som como fenômeno situado : o que contam professores de um Programa de Residência Pedagógica em Física. 2021. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9294-
dc.description.resumoO ensino da Física, em especial, a educação sonora, tem se centrado na representação gráfica e matemática do som, deixando muitas vezes de abranger a totalidade do fenômeno sonoro em seus aspectos científicos, socioculturais e interdisciplinares. Buscando entender como os professores da Residência Pedagógica compreendem o som e expressam suas concepções, utilizamos como questão de pesquisa: o que os professores do Programa de Residência Pedagógica da Área de Física de uma IES do estado de Pernambuco contam sobre a sua experiência com o ensino do som em uma escola de ensino médio? Como referencial teórico-metodológico, utilizamos uma abordagem fenomenológica de pesquisa, incluindo nos procedimentos metodológicos observação de aulas e reuniões e entrevistas com dois professores residentes. Noções do campo das reflexões fenomenológicas, tais como “fenômeno situado”, “percepção do som” e “educação sonora” orientaram a análise dos resultados e a elaboração de novas interrogações. Por meio de análises ideográfica e nomotética dos discursos à luz da interrogação “o que é isto, o ensino do som?” foram constituídas quatro categorias interpretativas: 1) a importância do planejamento para a prática docente; 2) o uso de experimentos, exemplos próximos à vida dos estudantes e simulações computacionais no ensino de física; 3) diante da inexperiência profissional, faz-se necessária a orientação pelo preceptor; e 4) a percepção dos sons que nos cercam. Quanto a esta última categoria, acredita-se que perceber o som como fenômeno é aspecto fundamental para uma aprendizagem significativa.por
dc.description.abstractThe teaching of physics, especially sound education, has focused on the graphic and mathematical representation of sound, often failing to cover the totality of the sound phenomenon in its scientific, sociocultural and interdisciplinary aspects. Seeking to understand how teachers of the Pedagogical Residency understand sound and express their conceptions, we use as a research question: what do the teachers of the Pedagogical Residency Program of the Physics Area of an HEI in the state of Pernambuco tell about their experience with sound teaching in a high school? As a theoretical-methodological framework, we used a phenomenological approach to research, including in the methodological procedures observation of classes and meetings and interviews with two resident teachers. Field of phenomenological reflections, such as "situated phenomenon", "sound perception" and "sound education" guided the analysis of the results and the elaboration of new questions. Through ideographic and nomotetic analyses of discourses in the light of the question "what is this, sound teaching?" four interpretative categories were constituted: 1) the importance of planning for teaching practice; 2) the use of experiments, examples close to the students' lives and computational simulations in physics teaching; 3) in the face of professional inexperience, it is necessary to guide the preceptor; and 4) the perception of the sounds that surround us. As for this latter category, it is believed that perceiving sound as a phenomenon is a fundamental aspect for meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2023-08-10T11:51:23Z No. of bitstreams: 1 Jessika Lapa Falcao Carneiro.pdf: 1828784 bytes, checksum: fcae6083492fb0334b63231a71b6c623 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T11:51:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jessika Lapa Falcao Carneiro.pdf: 1828784 bytes, checksum: fcae6083492fb0334b63231a71b6c623 (MD5) Previous issue date: 2021-07-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino do sompor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectProfessor de físicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino do som como fenômeno situado : o que contam professores de um Programa de Residência Pedagógica em Físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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