Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9293
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das concepções de licenciandos de química sobre a natureza da ciência e de atividades por eles desenvolvidas em uma intervenção didática
Autor: VILA NOVA, Jéssica Silva
Primeiro orientador: NASCIMENTO, Ruth Firme do
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Maria Marly de
Segundo membro da banca: SOUZA, Sandra Rodrigues de
Resumo: Entendemos que enquanto professores de Ciências, precisamos em nossa formação docente da inserção de estudos e discussão sobre a Natureza da Ciência. Nesse sentido, na presente pesquisa de cunho qualitativo, temos o objetivo de analisar concepções iniciais de licenciandos em Química acerca da Natureza da Ciência e como atividades desenvolvidas por eles em uma intervenção didática contribuem no processo de construção/reconstrução de suas concepções. Participaram desta investigação dezesseis licenciandos de Química de uma instituição federal de ensino superior, matriculados na disciplina Metodologia de Ensino de Química. Seguimos quatro etapas metodológicas: revisão da literatura; planejamento da intervenção didática; desenvolvimento da intervenção didática; e análise dos dados. No planejamento e desenvolvimento da intervenção didática lançamos mão da Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2011). Nesta pesquisa, a SDI foi usada como ferramenta didática e como instrumento de coleta de dados. Nas análises dos dados, tomamos por base pressupostos teórico-metodológicos da Análise Hermenêutica Dialética (AHD) e da Teoria da Atividade. Na perspectiva da Teoria da Atividade, a SDI e a avaliação foram consideradas como sistemas de atividades. A partir das análises realizadas, podemos dizer que os licenciandos expressaram concepções voltadas tanto para a visão tradicional quanto para a visão dialética da Ciência, porém a maioria deles expressaram concepções iniciais mais próximas da visão tradicional. Após a intervenção didática, identificamos, no âmbito da atividade de avaliação, novos núcleos de sentido sobre a Natureza da Ciência expressos pelos grupos, núcleos de sentido que anteriormente não foram indicados em suas concepções iniciais, como, por exemplo, articulação com outra área de conhecimento, vários cientistas, diferentes formas de interpretação e publicação dos resultados. Por fim, podemos dizer que o processo de construção/reconstrução das concepções dos licenciandos em Química sobre a Natureza da Ciência, a partir das atividades da SDI I e da avaliação, enquanto sistemas de atividades, foi subsidiado pelos componentes constitutivos desses sistemas (sujeitos, objeto, artefatos mediadores, historicidade e as contradições.
Abstract: We understand that as science teachers, we need in our teaching formation the insertion of studies and discussion about the Nature of Science. In this sense, in the present qualitative research, we aim to analyze initial conceptions of undergraduate Chemistry students about the Nature of Science and how activities developed by them in a didactic intervention contribute to the process of construction / reconstruction of their conceptions. Sixteen chemistry graduates from a federal institution of higher education participated in this investigation, enrolled in the discipline Teaching Methodology of Chemistry. We followed four methodological steps: literature review; didactic intervention planning; development of didactic intervention; and data analysis. In the planning and development of the didactic intervention, we used the Interactive Didactic Sequence (SDI) proposed by Oliveira (2011). In this research, SDI was used as a didactic tool and as a data collection instrument. In the analysis of the data, we take as a basis theoretical and methodological assumptions of the Dialectical Hermeneutic Analysis (AHD) and the Activity Theory. From the perspective of Activity Theory, SDI and assessment were considered as activity systems. From the analyzes carried out, we can say that the graduates expressed conceptions focused both on the traditional view and on the dialectical view of Science, however most of them expressed initial conceptions closer to the traditional view. After the didactic intervention, we identified, in the scope of the evaluation activity, new nuclei of meaning about the Nature of Science expressed by the groups, nuclei of meaning that were not previously indicated in their initial conceptions, such as, for example, articulation with another area of research. knowledge, various scientists, different ways of interpreting and publishing the results. Finally, we can say that the process of construction / reconstruction of the conceptions of undergraduate students in Chemistry on the Nature of Science, based on the activities of SDI I and evaluation, as activity systems, was subsidized by the constituent components of these systems (subjects, object, mediating artifacts, historicity and contradictions.
Palavras-chave: Formação de professores
Professor de química
Sequência didática
Natureza da ciência
Teoria da atividade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: VILA NOVA, Jéssica Silva. Análise das concepções de licenciandos de química sobre a natureza da ciência e de atividades por eles desenvolvidas em uma intervenção didática. 2021. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9293
Data de defesa: 22-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Silva Vila Nova.pdfDocumento principal1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.