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Tipo do documento: Tese
Título: Aproximações e distanciamentos na formação inicial e na prática docente de professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: CAVALCANTI, Glória Maria Duarte
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Maria Marly de
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Segundo membro da banca: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Terceiro membro da banca: ALMEIDA, Maria Ângela Vasconcelos de
Quarto membro da banca: BIZARRO, Adelina Maria Salles
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise da relação entre a formação inicial e a prática docente de professoras que ensinam Ciências nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo optado pela abordagem qualitativa, a referida pesquisa traz a contribuição de seis (6) professoras de uma escola municipal de Pernambuco. A questão problema foi: identificar quais as possíveis relações (aproximações e distanciamentos) existentes entre a Formação Inicial dos(as) professores(as) que ensinam Ciências nos Anos iniciais e suas práticas docentes. Para coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: documentos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior (IES1 e IES2) - PPC, programas de disciplinas e planos de ensinos, entrevistas semiestruturadas, com questões abertas, utilizando a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD) e observações das práticas docentes das aulas de Ciências das professoras pesquisadas. O questionário, foi utilizado apenas, para identificação do perfil profissional e acadêmico das professoras, bem como ajudar na descrição da escola e da turmas onde as mesmas lecionavam. Para análise dos dados aplicou-se a Análise Hermenêutica Dialética-Interativa (AHDI) e elencou-se três categorias teóricas: Formação inicial, Ensino de Ciências e Prática Docente. Como resultado, em relação à primeira categoria, obteve-se: inadequada interação teoria e prática; insuficiência em relação à quantidade de disciplinas de Ciências e voltadas ao estudo de conteúdos e metodologias de ensino. Quanto à segunda categoria, foram identificadas, nas falas e práticas docentes das professoras, algumas concepções sobre o Ensino de Ciências, tais como: necessidade de contextualização no Ensino de Ciências; importância da mediação professor-aluno-conhecimento; precisão de articulação entre saberes teóricos e práticos e conceito de cidadania. Em relação à terceira categoria, percebeu-se que as professoras apresentaram vários entendimentos sobre práticas docentes, foram eles: visão ampla de prática docente; necessidade de uma vivência efetiva na sala de aula; relação com a metodologia de ensino. Também, reconheceram a necessidade de continuar estudando e se atualizando, constantemente, tanto nos conhecimentos específicos como nas metodologias de Ensino de Ciências. A defesa, neste texto, é que a formação inicial estabelece e dá sustentação à prática docente dos(as) professores(as), ainda que, em sua trajetória de formação continuada, novos elementos sejam incorporados e deem novos significados à mesma. Finalmente, considera-se que a referida pesquisa contribuiu para possibilitar uma reflexão crítica sobre a formação inicial das professoras envolvidas na pesquisa, bem como acerca de sua própria prática docente no Ensino de Ciências. Esta pesquisa proporcionou, também, um novo olhar sobre o papel da universidade na formação inicial dos(as) futuros(as) professores(as) dos Anos iniciais do Ensino Fundamental e de provocar novas perspectivas de pesquisa sobre a formação inicial e a prática docente.
Abstract: This research analyzes the relationship between the initial training and the teaching practice of educators who teach science in the early years of elementary school. Choosing a qualitative approach, this survey brings the contribution of six teachers from a municipal school in the state of Pernambuco. In this work, we tried to identify what are the possible relations (closeness and remoteness) between the initial training of teachers who teach science in the elementary school and their teaching practices. In order to collect data, the following was done: an analysis of the documents (pedagogical project of each course, subjects programme, teaching plans) used in the degree courses of pedagogy in two universities,; semi-structured interviews, with open questions, using the technique of the dialectic hermeneutic circle (CHD) and the observation of the teachers’` practices in sciences classes. The questionnaire was used just to identify the teachers’ professional and academic profile, and to help the description of the school and class in which they had been teaching. For data analysis, Dialectical-Interactive Hermeneutic Analysis (AHDI) was applied and three theoretical categories were listed: initial training, science teaching and, teaching practices. As a result, regarding the first category, it was obtained: inadequate interaction between theory and practice; insufficiency of science subjects that aim at the study of teaching contents and methodologies. As for the second category, it was possible to identify in the teachers’ speeches and procedures some conceptions about science teaching as: need of contextualization in science teaching, the value of the mediation among teacher-student-knowledge, precision of articulation between theoretical and practical knowledge and concepts of citizenship. Regarding the third category, it was noticed that the teachers seemed to have several approaches to the teaching practice, which were: wide vision about teaching practice, the need of effective experience in the classroom, a relationship with the teaching methodology. They also recognize the necessity of keep studying and updating often their specifics knowledge as well as their teaching methodologies. This paper advocates that the initial defined training set up sustains the teaching practice, even if in their continued training path are added new elements and new meanings. Lastly, it was understood that this survey contributed offering a critical reflection on the initial training of the teachers involved in this survey, as well as in their own teachingers’ practices in the science matter. The intention of this thesis was to make possible a new view on the role played by the universities in the initial training of teachers of the earlier years of elementary school as well as to provoke new perspectives of research horizons in the initial training and teaching practices.
Palavras-chave: Formação de professores
Prática docente
Professor de ciências
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: CAVALCANTI, Glória Maria Duarte. Aproximações e distanciamentos na formação inicial e na prática docente de professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 203 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9292
Data de defesa: 31-Jul-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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