Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORREIA, Girlane Caita de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1589252492538212por
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, José Luiz-
dc.date.accessioned2023-08-09T17:01:08Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.citationCORREIA, Girlane Caita de Lima. A transposição didática das medidas de tendência central e de dispersão para os documentos oficiais e os livros didáticos de matemática do ensino médio. 2021. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9282-
dc.description.resumoA Estatística é uma área do conhecimento de grande relevância para a sociedade, por proporcionar a leitura de diversos dados e pesquisas que contribui para a formação do cidadão possibilitando uma leitura crítica do mundo. Na educação básica, alguns conceitos ligados a estatística são abordados através da disciplina de matemática, dentre eles as medidas de tendência central e de dispersão. Nesta pesquisa, analisamos como esse conteúdo se apresenta em livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o ensino médio e em alguns documentos que regem a educação básica no país. A pesquisa teve como aporte teórico a teoria da transposição didática. Entre os resultados desenvolvidos temos uma seção sobre o saber científico das medidas de tendência central e de dispersão, a análise da transposição didática das orientações curriculares e dos livros selecionadas. Os resultados indicam restrições do saber nas orientações curriculares e livros analisados, o que podem ser indícios de que os problemas no ensino e aprendizagem desse conteúdo estejam ligados em parte a forma de como ele é apresentado nos livros e orientações curriculares da educação básica.por
dc.description.abstractStatistics is an area of knowledge of great relevance to society, as it provides the reading of various data and research that contributes to the formation of citizens, enabling a critical reading of the world. In basic education, some concepts related to statistics are approached through the discipline of mathematics, among them measures of central tendency and dispersion. In this research, we analyzed how this content appears in textbooks approved by the National Plan for Textbooks for high school and in some documents that govern basic education in the country. The research had as theoretical support the theory of didactic transposition and the theory of conceptual fields. Among the developed results we have a section on the scientific knowledge of the measures of central tendency and dispersion, the analysis of the didactic transposition of the selected programs and books. The results indicate restrictions of knowledge in the programs and books analyzed, which may be indications that the problems in teaching and learning this knowledge are partly linked to the way it is presented in basic education books and programs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2023-08-09T17:01:08Z No. of bitstreams: 1 Girlane Caita de Lima Correia.pdf: 1581164 bytes, checksum: edec3231dcf2d3ee86eb43d5848be354 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T17:01:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Girlane Caita de Lima Correia.pdf: 1581164 bytes, checksum: edec3231dcf2d3ee86eb43d5848be354 (MD5) Previous issue date: 2021-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA transposição didática das medidas de tendência central e de dispersão para os documentos oficiais e os livros didáticos de matemática do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Girlane Caita de Lima Correia.pdfDocumento principal1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.