???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9268
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação continuada dos docentes da Faculdade IESM em Timon - MA: possibilidades e desafios na educação a distância |
Autor: | MELO, Rosilene Borges Gaspar de |
Primeiro orientador: | JÓFILI, Zélia Maria Soares |
Primeiro membro da banca: | ALBUQUERQUE, José de Lima |
Segundo membro da banca: | PINHO, Marco Aurélio Benevides de |
Resumo: | A Faculdade Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), em Timon - MA, vem procurando adequar seu plano de formação docente da modalidade presencial para o formato em Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa consiste em uma investigação qualiquantitativa que busca: (a) identificar as necessidades de formação/atualização dos docentes do IESM e suas dificuldades na utilização dos recursos tecnológicos e da Plataforma Moodle; (b) sensibilizar os professores para a necessidade de atualização quanto aos recursos tecnológicos; (c) desenvolver curso de formação e qualificação para atualização pedagógica dos professores via Plataforma Moodle; e (d) avaliar o desempenho dos docentes qualificados por meio dos recursos tecnológicos no contexto da sala de aula. O referencial teórico foi elaborado a partir de autores como Gatti (2019), Lévy (1999), Moran (2018), Valente (2015), entre outros. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, que implica contato maior com os sujeitos a serem investigados. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo de caso, que possibilita a análise profunda do fenômeno a ser investigado (TRIVIÑOS, 1987). Para a coleta de dados em campo, foram aplicados questionários com dez questões abertas e fechadas aos sujeitos interlocutores do estudo, que são professores experientes da Faculdade e seus respectivos alunos. Os resultados apontam a reivindicação dos professores de participarem de cursos relacionados às plataformas digitais, o que demonstra sua aceitação acerca da importância das tecnologias para a prática docente, no sentido de possibilitar inovações pedagógicas. Assim, a experiência vivenciada por este grupo de professores nos cursos de formação no formato em EaD, foi bastante positiva, tendo em vista que se mostraram muitos satisfeitos com a proposta, ressaltando que foi bem planejado e orientado. Em relação aos alunos, esses demonstram aceitação pelo formato em EaD, mas, ao mesmo tempo, sinalizaram para a necessidade de melhor atendimento pelos tutores. |
Abstract: | The IESM (Instituto de Ensino Superior Múltiplo) in Timon - MA, has been trying to adapt its teacher education plan from the face-to-face modality to the distance learning format. This research consists of a qualitative and quantitative investigation seeking to: (a) identify the training / updating needs of IESM teachers and their difficulties in using technological resources and the Moodle Platform; (b) sensitize teachers to the need to update their technological resources; (c) develop a training and qualification course for the pedagogical updating of teachers via the Moodle Platform and (d) evaluate the performance of qualified teachers through technological resources in the context of the classroom. The theoretical framework was developed based on authors such as Gatti (2019) Lévy (1999), Moran (2018) Valente (2015), among others. The methodology used was a qualitative research, which implies greater contact with the subjects to be investigated. The work was developed from the case study, which allows a deep analysis of the phenomenon to be investigated (TRIVIÑOS, 1987). For field data collection, questionnaires with ten open and closed questions were applied to the study's interlocutors subjects, who are experienced professors at the Faculty and their students. The results point to the teachers' claim to participate in courses related to digital platforms, which demonstrates their acceptance of the importance of technologies for teaching practice, in the sense of enabling pedagogical innovations. Thus, the experience of this group of teachers in training courses in the EaD format was very positive, given that they were very satisfied with the proposal, emphasizing that it was well planned and oriented. Regarding students, they demonstrate acceptance for the distance education format, but, at the same time, they signaled the need for better service by tutors. |
Palavras-chave: | Formação de professores Formação continuada Educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | MELO, Rosilene Borges Gaspar de. Formação continuada dos docentes da Faculdade IESM em Timon - MA: possibilidades e desafios na educação a distância. 2020. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9268 |
Data de defesa: | 28-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rosilene Borges Gaspar de Melo.pdf | Documento principal | 842,85 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.