???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9264
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fatores motivadores da evasão no ensino a distância: um estudo de caso para uma IES privada do Recife/PE |
Autor: | SILVA, Fernando Salvino da |
Primeiro orientador: | LUIZ, Márcia Karina da Silva |
Primeiro membro da banca: | ALBUQUERQUE, José de Lima |
Segundo membro da banca: | LUIZ, Ronaldo Robson |
Resumo: | A modalidade de Educação a Distância (EaD) vem crescendo exponencialmente no mundo, e no Brasil esse cenário não é diferente. O uso de ferramentas de aprendizagem virtual e de metodologias ativas de ensino têm potencializado a interação síncrona e assíncrona e isso vem atraindo cada vez mais um público interessado na formação superior ou no aperfeiçoamento profissional. No entanto, apesar dessa fase crescente, essa modalidade tem apesentado índices preocupantes de evasão que estão relacionados a uma multiplicidade de fatores intrínsecos à instituição, ao curso, ao aluno e até ao ambiente externo. Portanto, este trabalho teve por objetivo identificar os principais fatores relacionados à evasão no ensino a distância de cursos de gestão em uma IES privada do Recife/PE. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um questionário estruturado aplicado a 372 alunos que abandonaram o curso antes do término e também da utilização da análise fatorial exploratória via SPSS para tratamento dos resultados. Assim, com um Alpha de Chronbach de 0,966 para o teste de confiabilidade do questionário, os resultados revelaram que os cursos com o maior número de evadidos foram o de administração de empresas, logística, gestão comercial, marketing e processos gerenciais. Sendo os principais motivos para a evasão: a dificuldade de acesso ao conteúdo, o desconhecimento sobre o funcionamento da modalidade, problemas financeiros e dificuldades diversas de ordem pessoal, profissional e acadêmica que acabaram inviabilizando a continuidade do curso. Mas surpreendentemente muitos relataram que pretendem um dia retornar o curso. Deste modo, foi possível concluir que as instituições precisam estar mais atentas a todos os aspectos que envolvem o aluno durante o seu processo formativo na graduação, principalmente nos primeiros semestres, pois são os momentos em que eles estão se adaptando à modalidade e consequentememte mais propensos à desistência. |
Abstract: | The Distance Education modality (DE) has been growing exponentially in the world, and in Brazil this scenario is no different. The use of virtual learning tools and active teaching methodologies have potentiated synchronous and asynchronous interaction and this has increasingly attracted an audience interested in higher education or professional development. However, despite this growing phase, this modality has presented worrying rates of dropout that are related to a multiplicity of factors intrinsic to the institution, the course, the student and even the external environment. Therefore, this study aimed to identify the main factors related to evasion in distance learning of management courses in a private HEI in Recife/PE. The methodology used consisted of the application of a structured questionnaire applied to 372 students who dropped out of the course before the end of the course and also the use of exploratory factor analysis via SPSS to process the results. Thus, with a Chronbach's Alpha of 0.966 for the questionnaire's reliability test, the results revealed that the courses with the highest number of dropouts were business administration, logistics, commercial management, marketing and management processes. The main reasons for dropping out were: difficulty in accessing content, lack of knowledge about how the modality works, financial problems and various personal, professional and academic difficulties that ended up making it impossible to continue the course. But surprisingly many reported that they intend to one day return to the course. Thus, it was possible to conclude that institutions need to be more attentive to all aspects that involve the student during their training process at graduation, especially in the first semesters, as these are the moments in which they are adapting to the modality and consequently more prone to give up. |
Palavras-chave: | Educação a distância Evasão universitária Ensino superior |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | SILVA, Fernando Salvino da. Fatores motivadores da evasão no ensino a distância: um estudo de caso para uma IES privada do Recife/PE. 2023. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9264 |
Data de defesa: | 27-Feb-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fernando Salvino da Silva.pdf | Documento principal | 726,99 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.