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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9263
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino híbrido: potencialidades e limitações na perspectiva do ensino superior |
Autor: | SILVA, Fabíola Freire da |
Primeiro orientador: | LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo |
Primeiro membro da banca: | ALVES, Thelma Panerai |
Segundo membro da banca: | SILVA, Ivanda Maria Martins |
Resumo: | A pandemia decorrente da Covid-19 acelerou e evidenciou a necessidade de incorporação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa conclusão não é inédita, uma vez que diversos educadores como Valente (2015), Horn e Staker (2013), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018) já apontavam o ensino híbrido ou blended learning como a maior tendência educacional para este século. O ensino híbrido considera que existem diferentes formas de ensino-aprendizagem, logo, não se limita a um único modo, tempo e espaço, as quais podem ter como grandes aliadas às Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Nessa perspectiva, o blended learning ancora princípios de personalização do ensino, protagonismo estudantil, flexibilidade, aprendizagem significativa por meio de resolução de problemas reais, desenvolvimento de competências e habilidades sociais e emocionais. Contudo, como toda quebra de paradigmas tem seus desafios, a aplicação do ensino híbrido, ainda que tenha sido de modo emergencial, expôs dificuldades que precisam ser enfrentadas e superadas, dentre elas, a falta de infraestrutura tecnológica e a lacuna na formação docente para lidar com ferramentas digitais de ensino. Considerando o recorte temporal da crise pandêmica, especificamente os semestres 2021.2 e 2022.1, o objetivo geral deste estudo é analisar as potencialidades e limitações relacionadas à aplicação do ensino híbrido, no ensino superior, do Campus Recife, do IFPE. No tocante ao desenho metodológico, possui abordagem qualitativa, de natureza aplicada, sendo caracterizada como estudo de caso. Com esta pesquisa foi possível mapear as potencialidades e limitações vivenciadas pelos docentes e discentes no tocante ao ensino híbrido, refleti-las com base no aporte teórico e discuti-las, gerando assim, contribuições e perspectivas de crescimento (aprendizados) por meio de um produto que consiste em propor um curso de formação docente continuada sobre o ensino híbrido associado a metodologias ativas e usabilidade pedagógica de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ferramentas e plataformas digitais. Por fim, almeja-se que os resultados desta pesquisa colaborem para reflexão e aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem naquela instituição e em outras IES que se assemelhem ao contexto descrito neste trabalho. |
Abstract: | Covid-19 pandemic has accelerated and highlighted the need to incorporate digital Technologies into the teaching and learning process. This conclusion is not unheard of, since several educators, such as Valente (2015), Horn and Staker (2013), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Moran (2018) already pointed to hybrid teaching or blended learning as the biggest educational trend for this century. Hybrid teaching considers that there are different forms of teaching-learning, therefore, it is not limited to a single mode, time and space, which can have Digital Communication and Information Technologies (TDIC) as great allies. From this perspective, the blended learning holds the principles of personalized teaching, student protagonism, flexibility, meaningful learning through real-world problem solving, development of social and emotional competencies and skills. However, as every paradigm shift has its challenges, the application of hybrid education, even if it was on an emergency way, exposed problems that need to be faced and overcome, among them, the lack of technological infrastructure and the gap in teacher training to deal with digital teaching tools. Concerning the time frame of the pandemic crisis, the general objective of the present study is to evaluate potentialities and limitations related to the application of hybrid teaching in higher education, of the Recife Campus, in IFPE. Regarding to the used methodology, it has a qualitative approach, of applied field, which is characterized as a case study. With this research, it was possible to map the potentialities and limitations experienced by professors and students in relation to hybrid teaching, reflect them based on the theoretical contribution and discuss them, thus generating contributions and perspectives for growth (learning) through a product which consists of proposing a continuing teacher training course on hybrid teaching associated with active methodologies and pedagogical usability of Virtual Learning Environments, tools and digital platforms. Finally, it is hoped that the results of this research will contribute to reflection and improving the teaching-learning process in that institution and in others that resemble the context described in this study. |
Palavras-chave: | Ensino híbrido Ensino superior Aprendizagem ativa Educação a distância |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | SILVA, Fabíola Freire da. Ensino híbrido: potencialidades e limitações na perspectiva do ensino superior. 2023. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9263 |
Data de defesa: | 4-Apr-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
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