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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9255
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Processo de implantação da educação a distância: desafios e possibilidades na Educação de Jovens e Adultos |
Autor: | BORGES, Lúcia Maria Rocha de Sousa |
Primeiro orientador: | JÓFILI, Zélia Maria Soares |
Primeiro membro da banca: | MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de |
Segundo membro da banca: | SÁ, Risonilta Germano Bezerra de |
Resumo: | Os processos de ensino e aprendizagem vêm passando por mudanças significativas, considerando os avanços tecnológicos incorporados pela sociedade em geral em todos os segmentos sociais da vida. Este trabalho, baseado nos pressupostos da Educação a Distância (EaD), focaliza os desafios e as possibilidades de implantação da modalidade da Educação Básica a Distância na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor (Lei nº 9.394/96) e na Resolução CNE/CEB, nº 3 de 15 de junho de 2010. As análises foram feitas conforme os estudos teóricos e epistemológicos de Arroyo (2011), Belloni (2006), Freire (1996, 2000), Lévy (1999), Moran (2011) e Valente (2018), dentre outros. O objeto da pesquisa é o processo de implantação da EaD na EJA, que surgiu a partir de situações vivenciadas pelos professores da EJA nos ensinos público e privado. O Colégio Múltiplo, em Timon-Maranhão, é o espaço institucional da investigação, que tem como objetivo geral elaborar uma proposta pedagógica para qualificação dos docentes da EJA no uso da Plataforma Moodle e dos novos recursos tecnológicos, com vistas a viabilizar a implantação da EaD na EJA. Os objetivos específicos visam: (a) identificar a opinião dos docentes e discentes do Ensino Médio do Colégio Múltiplo sobre a EaD, como um ensino de formação qualificada; (b) identificar vantagens e/ou desvantagens da possível implantação da EaD na EJA; e (c) elaborar uma proposta pedagógica para a qualificação dos docentes da EJA para atuar na EaD. A metodologia é de natureza e abordagem qualiquantitativa e de cunho descritivo. Segundo a opinião dos docentes e discentes, a implantação desta modalidade de ensino é possível e apontam muitas vantagens do ensino por meio da Plataforma Moodle, dentre elas a possibilidade de os estudantes poderem conciliar estudo e trabalho. |
Abstract: | The teaching and learning processes have undergone significant changes, considering the technological advances incorporated by society in general in all social segments of life. This work, based on the assumptions of Distance Education (DE), focuses on the challenges and possibilities of implementing the Basic Distance Education modality in Youth and Adult Education (EJA). The study is based on the National Education Guidelines and Bases Law in force (Law nº 9.394 / 96) and Resolution CNE / CEB, nº 3 of June 15, 2010. The analyzes were made according to the theoretical and epistemological studies of Arroyo (2011), Belloni (2006), Freire (1996, 2000), Lévy (1999), Moran (2011) and Valente (2018), among others. The object of the research is the process of implementing EaD in EJA, which arose from situations experienced by EJA teachers in public and private teaching. The “Colégio Múltiplo”, in Timon-Maranhão, is the institutional space for research, whose general objective is to develop a pedagogical proposal for the qualification of EJA teachers in the use of the Moodle Platform and new technological resources, with a view to enabling the implementation of distance education in EJA. The specific objectives aim to: (a) identify the opinion of the teachers and students of the “Colégio Múltiplo” High School, on Distance Education, as a qualified education teaching; (b) identify advantages and / or disadvantages of the possible implementation of distance education in EJA; and (c) to elaborate a pedagogical proposal for the qualification of EJA teachers to work in EaD. The methodology is of a qualitative and quantitative nature and approach and of a descriptive nature. According to the opinion of teachers and students, the implementation of this teaching modality is possible and point out many advantages of teaching through the Moodle Platform, among them the possibility for students to be able to reconcile study and work. |
Palavras-chave: | Educação a distância Educação de jovens e adultos Formação de professores |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | BORGES, Lúcia Maria Rocha de Sousa. Processo de implantação da educação a distância: desafios e possibilidades na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9255 |
Data de defesa: | 28-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
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