Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Elisângela Barbosa dos-
dc.contributor.advisor1SANTOS, Marizete Silva-
dc.contributor.referee1SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de-
dc.contributor.referee2MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-25T20:49:02Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Elisângela Barbosa dos. Linguagem visual: competências na leitura e interpretação de textos em EaD. 2019. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9250-
dc.description.resumoO trabalho apresentado visa compreender a possibilidade da linguagem visual na construção da identidade na educação a distância, em que se faz necessário ler e interpretar as imagens visuais para a efetivação nas aulas. A análise de imagem mental é possível através dos elementos da linguagem visual, como padrão estético na transmissão de imagens por meio do fenômeno da interface gráfica. Esta pesquisa foi delineada como análise do efeito visual para a proposta na EaD, contemplando os desafios incluídos nas informações apresentadas nos componentes curriculares, os quais são decorrentes das dificuldades observadas para ler e interpretar textos. Diante dessa inquietação, emerge a ferramenta digital denominada “Livro de Registro Visual”, com intuito de mediar processos reflexivos, em que possibilitará o design do ambiente virtual, projetado a partir da temática “linguagem visual”. A Inteligência visual, entendida como a outra face de criação, faz com que o sujeito seja o receptor da mensagem, requerendo novas necessidades com base no olhar contemplativo da informação diária e no poder que ela exerce em nossas interpretações. No entanto, tendo experiências proposicionais durante a formação do indivíduo, seja com educadores ou artistas, é o apogeu na leitura e interpretação de textos visuais, que tende a ser fundamental, a capacidade de ver além, na medida em que percebe a contemporaneidade. Para construir a aplicabilidade nesta modalidade, dialogamos com autores como: Donis A. Dondis, Vigotsky, Ostrower, Fava entre outros. Buscando a construção ou desconstrução de textos visuais, para experimentar a possibilidade da criação, não no sentido de transmissão e/ou recepção, mas como sujeitos do processo em atividades significativas.por
dc.description.abstractThis work aims to understand the possibility of visual language in the construction of identity in distance education, where it is necessary to read and interpret visual images for the interpretation of classes. Mental image analysis is possible though the elements of visual languagem as an aesthetic standard in the transmission of images through the phenomenon of the graphic interface. This research was delineated as na analysis of the visual effect for the proposal in distance education, contemplating the challenges included in the information presented in the proposed curriculum componentes resulting from the difficuties observed to read and interpret texts. In order to mediate reflective processes, where will anable the design of the virtual environment, designed from the visual language theme. Visual intelligence, which is the other face of Creation, where the subject is the recipiente of the message, requiring new needs based on the contemplative gaze of daily information and the power it exerts in our interpretativos. However, having propositional eexperiences during the formation of the individual, whethe with educators or artists is the apogee in the Reading and interpretation of visual texts, something fundamental, the ability to see beyond to perceive in contemporary times. To buil applicability in this modality, we dialog with authors such as: Donis A. Dondis, Vigotsky, Ostrower, Fava among others. Seeking the construction or deconstruction of visual texts, to experience how it is possible to create, not as transmitter and/ or receiver, but as process subjects in meaningful activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-25T20:49:02Z No. of bitstreams: 1 Elisangela Barbosa dos Santos.pdf: 2393175 bytes, checksum: 3acea045ad210845c6eda00ec1d3667f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-25T20:49:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elisangela Barbosa dos Santos.pdf: 2393175 bytes, checksum: 3acea045ad210845c6eda00ec1d3667f (MD5) Previous issue date: 2019-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem visualpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectAlfabetização visualpor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLinguagem visual: competências na leitura e interpretação de textos em EaDpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisangela Barbosa dos Santos.pdfDocumento principal2,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.