Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9249
Tipo do documento: Dissertação
Título: CSC-PROEDUF - Comunidade social colaborativa para professores de Educação Física
Autor: MARTINS NETO, Antônio 
Primeiro orientador: FRANÇA, Sônia Virgínia Alves
Primeiro membro da banca: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Segundo membro da banca: MIRANDA, Antônio Carlos da Silva
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a criação de um ambiente virtual colaborativo para fins de compartilhamento e socialização de experiências didáticas entre Professores de Educação Física, suas práticas pedagógicas e outras ações pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos do currículo da respectiva disciplina em aulas de Educação Física nas escolas de ensino fundamental – anos finais. Apresenta uma abordagem que trata da influência das redes sociais colaborativas na prática pedagógica da Educação Física no que se refere à difusão e propagação do conhecimento contribuindo assim para o desenvolvimento de inovações relativas ao campo educacional. Para o desenvolvimento do produto levou-se em consideração a análise de cenário que teve início através de pesquisa por aplicação de questionários onde participaram 28 professores de Educação Física de 23 escolas de Ensino fundamental para verificar/diagnosticar o ambiente relacionado ao objeto da pesquisa. A partir da posse e avaliação dos dados, passou-se então ao processo de desenvolvimento do produto que trata de uma Comunidade Social Colaborativa para professores de Educação Física (CSC-PROEDUF) para assim proporcionar aos mesmos um ambiente virtual colaborativo para fins de compartilhamento e socialização de experiências didáticas em suas práticas pedagógicas. A avaliação do produto se fez através da aplicação de questionários com 07 (sete) perguntas fechadas, as quais foram respondidos por 44 integrantes da CSC-PROEDUF, de forma espontânea, no momento do logout. Os resultados mostraram que a CSC-PROEDUF foi bem avaliada em todos os questionamentos propostos, podendo assim contribuir como uma ferramenta de potencial utilização por parte dos profissionais de Educação Física em busca de novas metodologias, formação continuada e melhorias no processo de ensino-aprendizagem na prática de suas atividades pedagógicas.
Abstract: This work aims to create a collaborative virtual environment for the purpose of sharing and socializing didactic experiences among Physical Education Teachers, their pedagogical practices and other actions relevant to the process of teaching and learning the contents of the curriculum of the respective discipline in classes of Physical Education in elementary schools - final years. It presents an approach that deals with the influence of collaborative social networks in the pedagogical practice of Physical Education with regard to the dissemination and propagation of knowledge, thus contributing to the development of innovations related to the educational field. For the development of the product, the analysis of the scenario that started through research through the application of questionnaires was taken into account, in which 28 Physical Education teachers from 23 elementary schools participated to verify / diagnose the environment related to the research object. From the possession and evaluation of the data, the product development process, which deals with a Collaborative Social Community for Physical Education teachers (CSC-PROEDUF), was then passed on, thus providing them with a collaborative virtual environment for the purpose of sharing and socialization of didactic experiences in their pedagogical practices. The evaluation of the product was done through the application of questionnaires with 07 (seven) closed questions, which were answered by 44 members of CSC-PROEDUF, spontaneously, at the time of logout. The results showed that CSC-PROEDUF was well evaluated in all the proposed questions, thus being able to contribute as a tool of potential use by Physical Education professionals in search of new methodologies, continuing education and improvements in the teaching-learning process in practice of their pedagogical activities.
Palavras-chave: Professores de Educação Física
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
Ambiente virtual
Rede social
Rede de cooperação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: MARTINS NETO, Antônio. CSC-PROEDUF - Comunidade social colaborativa para professores de Educação Física. 2019. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9249
Data de defesa: 25-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Martins Neto.pdfDocumento principal1,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.