Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9246
Tipo do documento: Dissertação
Título: Livros cartoneros: um mecanismo pedagógico para o processo de produção textual e leitura/escuta da alma
Autor: LIMA NETO, Waldemar Cavalcante de 
Primeiro orientador: GOMES, Valéria Severina
Primeiro coorientador: BORBA, Vicentina Maria Ramires
Primeiro membro da banca: LIMA, Hérica Karina Cavalcanti de
Resumo: A pesquisa intitulada “Livros cartoneros: um mecanismo pedagógico para o processo de produção textual e leitura/escuta da alma” foi desenvolvida na linha de pesquisa Análises linguísticas, textuais, discursivas e enunciativas – estudos sob diferentes perspectivas teóricas, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PROGEL/UFRPE. O estudo versa sobre a necessidade de um trabalho com a língua(gem) pautado nos múltiplos gêneros textuais, os quais permitam compreender as vozes dos sujeitos sócio-históricos e ideológicos em diversas situações comunicativas. Dessa maneira, visa investigar as contribuições do livro cartonero como estratégia pedagógica do(a) Professor(a) de Língua Portuguesa (PLP) para uma prática de produção textual que propicie a escuta das vozes internalizadas do(a) educando(a). A pesquisa foi realizada em uma escola pública, localizada na cidade de Recife – PE e os sujeitos do estudo foram uma professora de Língua Portuguesa e os seus(suas) educandos(as) do 1º ano do Ensino Médio. A escolha desses estudantes justifica-se pelo fato de praticarem, nos últimos anos da formação básica, inúmeras atividades de produção textual escrita voltadas para a redação escolar, invisibilizando outros gêneros textuais escritos, que cooperam com o desenvolvimento da língua(gem) e, consequentemente, para a expressão do sentir, do agir e do pensar dos(as) educandos(as). Nesse sentido, a problematização consiste na seguinte reflexão: o uso de livros de livros cartoneros, em sala de aula, pode se configurar como uma estratégia do PLP capaz de fortalecer o processo de produção textual e contribuir para a leitura/escuta das vozes internalizadas do(a) educando(a)? Valendo-se do método da pesquisa-ação, foram utilizados os seguintes procedimentos: análise documental, observação exploratória, entrevista semiestruturada, oficina para a professora da área de linguagem, para o uso do livro cartonero, e observação participante. Inserida numa abordagem qualitativa, a pesquisa tem, em sua base epistemológica, autores como Abreu (2003), Antunes (2003), Bakthin (1990), Bentes (2014), Benveniste (2005), Chartier (2019), Dezerto (2010), Fiorin (2015), Freire (2011), Geraldi (1984). Leal (2020), Marcuschi (2008), Saussure (2015), Orlandi (1998) entre outros, que cooperam com as discussões das seguintes categorias: (1) o sujeito; (2) a ideologia; (3) A formação discursiva e (4) o discurso. Portanto, a ideia defendida é a de que o trabalho com os gêneros textuais escritos deve ocorrer numa perspectiva de língua(gem) interativa, que permita a leitura/escuta das vozes internalizadas do sujeito. Assim, os livros cartoneros são suportes que podem auxiliar o PLP para um trabalho rico e vasto assentado nessa perspectiva.
Abstract: The research entitled "Cartonerbooks: a pedagogical mechanism for the process of textual production and reading/listening of the soul" was developed in the research line Linguistic, textual, discursive and enunciative analyses – studies from different theoretical perspectives, of the Graduate Program in Language Studies - PROGEL/UFRPE. The study deals with the need for a work with the language (gem) based on the multiple textual genres, which allow to understand the voices of socio-historical and ideological subjects in various communicative situations. Thus, it aims to investigate the contributions of the cartonero book as a pedagogical strategy of the Portuguese-speaking Professor (PLP) for a practice of textual production that provides the listening of the internalized voices of the student. The research was carried out in a public school, located in the city of Recife - PE and the subjects of the study were a Portuguese language teacher and her students of the 1st year of high school. The choice of these students is justified by the fact that they practice, in the last years of basic education, numerous activities of written textual production aimed at school writing, invisibilitizing other written textual genres, which cooperate with the development of the language(gem) and, consequently, for the expression of the feeling, acting and thinking of the students. In this sense, problematization consists of the following reflection: can the use of cartonero book books in the classroom be configured as a PLP strategy capable of strengthening the textual production process and contributing to the reading/listening of the internalized voices of the student? Using the action research method, the following procedures were used: documentary analysis, exploratory observation, semistructured interview, workshop for the teacher in the area of language, for the use of the cartonero book, and participant observation. Inserted in a qualitative approach, the research has, in its epistemological basis, authors such as Abreu (2003), Antunes (2003), Bakthin (1990), Bentes (2014), Benveniste (2005), Chartier (2019), Dezerto (2010), Fiorin (2015), Freire (2011), Geraldi (1984). Leal (2020), Marcuschi (2008), Saussure (2015), Orlandi (1998) among others, who cooperate with discussions of the following categories: (1) the subject; (2) ideology; (3) Discursive formation and (4) discourse. Therefore, the idea defended is that the work with the written textual genres must occur from an interactive perspective of language(gem), which allows the reading/listening of the internalized voices of the subject. Thus, cartonerbooks are supports that can assist plp for a rich and vast work seated in this perspective.
Palavras-chave: Linguagem e línguas
Análise do discurso
Produção textual
Escrita
Prática pedagógica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: LIMA NETO, Waldemar Cavalcante de. Livros cartoneros: um mecanismo pedagógico para o processo de produção textual e leitura/escuta da alma. 2023. 295 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9246
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Waldemar Cavalcante de Lima Neto.pdfDocumento principal2,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.