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dc.creatorJESUS, Andresa Karine Rodrigues Novais de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3684406531086211por
dc.contributor.advisor1PAES, Iêdo de Oliveira-
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Natanael Duarte de-
dc.contributor.referee2DUARTE, Francisca Zuleide-
dc.date.accessioned2023-07-19T19:11:30Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationJESUS, Andresa Karine Rodrigues Novais de. Canto de evocação das yabás para o feminino preto nos contos: “Olhos d’água”, “Luamanda” e “Ayoluwa, a alegria do nosso povo” na obra Olhos D’água, de Conceição Evaristo. 2023. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9236-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar a evocação da parte feminina do panteão dos Orixás em três contos da escritora Conceição Evaristo, presentes na obra Olhos D´água. Além disso, abordar questões referentes ao feminino preto e a importância das Yabás para estas ficções. Ao pesquisar tal corpus literários era imprescindível estudar a ótica do corpo da mulher negra em sociedade, traçada através da verosimilhança, bem como, a formação discursiva e a identidade das personagens concebidas por uma literata que rompe com as barreiras do silenciamento e da hiperssexualização imputada à raça negra desde o princípio da colonização. Tais marcas em corpos como os que Conceição Evaristo constrói e desconstrói são parte de uma projeto de reavivamento da memória e da história que o colonizador europeu tentou apagar e, apesar dos temas tratados pela escritora terem um viés realista duro, a forma como concebe suas escrevivências permite compreender as sujeitas miméticas como cânticos e poemas do cotidiano de outras mulheres reais, de maneira que apenas a Literatura Afro-diásporica seria capaz de formular. É a arte se reconfigurando por meio de um passado cruel sobre as certezas e incertezas do presente, em prol de um futuro de autorreconhecimento e dignidade. Como referências para esta pesquisa, além da própria autora, utilizamos nomes como: Prandi (2005), Mello (2005), Fanon (2008) bell hooks (2014), Kilomba (2019), Audre Lorde (2019), Beniste (2005) Patrícia Hill Collins e Sirma Birges (2020), Mãe Flávia Pinto (2021).por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the evocation of the female part of the Orixas pantheon in three short stories by the writer Conceição Evaristo, present in the work Olhos D'água. In addition, addressing issues related to the black female and the importance of the Yabas for these fictions. When researching such literary bodies, it was essential to study the perspective of the body of black women in society, traced through verisimilitude (likelihood) as well as the discursive formation and identity of the characters conceived by a literary woman who breaks the barriers of silencing and imputed hypersexualization to the black race from the beginning of colonization. Such marks on bodies, such as those that Conceição Evaristo builds and deconstructs are part of a project to revive memory and history that the European colonizer tried to erase and, despite the themes treated by the writer have a hard realist bias, the way she conceives her writings it allows us to understand mimetic subjects as songs and poems from the daily lives of other real women, in a way that only Afro-Diasporic Literature would be able to formulate. It is art reconfigured through a cruel past on the certainties and uncertainties of the present, in favor of a future of self-recognition and dignity. As references for this research in addition to the author herself, we use names such as: Prandi (2005), Mello (2005), Fanon (2008), bell hooks (2014), Kilomba (2019), Audre Lorde (2019), Patricia Hill Collins and Sirma Birges (2020), Mãe Flávia Pinto (2021).eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-19T19:11:30Z No. of bitstreams: 1 Andresa Karine Rodrigues Novais de Jesus.pdf: 2772740 bytes, checksum: a8096ea8414b8de73979403b80e1086a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-19T19:11:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andresa Karine Rodrigues Novais de Jesus.pdf: 2772740 bytes, checksum: a8096ea8414b8de73979403b80e1086a (MD5) Previous issue date: 2023-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectNegras na literaturapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectOrixáspor
dc.subjectEvaristo, Conceição, 1946-por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCanto de evocação das yabás para o feminino preto nos contos: “Olhos d’água”, “Luamanda” e “Ayoluwa, a alegria do nosso povo” na obra Olhos D’água, de Conceição Evaristopor
dc.typeDissertaçãopor
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