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dc.creatorMENEZES, Rafhael Lucas Arruda Teles de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1809340816749190por
dc.contributor.advisor1MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon-
dc.contributor.referee1HOLANDA, Rocicler Oliveira-
dc.contributor.referee2SUNDHEIMER, Michael Lee-
dc.date.accessioned2023-07-10T21:13:26Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationMENEZES, Rafhael Lucas Arruda Teles de. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a aprendizagem do efeito fotoelétrico. 2021. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9206-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na utilização das Unidades de Ensino Potencialmente significativas (UEPS), que se baseiam na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, para o ensino do efeito fotoelétrico. Sua aplicação se deu em uma escola da rede privada em alunos do 3º ano do Ensino Médio que participaram de forma ativa, orientados pelo professor que mediou cada passo da UEPS. O projeto foi realizado em oito aulas sequenciais e seus resultados foram analisados em cada etapa. Seu êxito mostrou o quanto essas sequências conduzem a uma aprendizagem significativa. Por fim, um manual foi produzido com o intuito de auxiliar novos trabalhos por docentes desta área.por
dc.description.abstractThe present work consists in the use of Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), which are based on Ausubel's Theory of Significant Learning, for teaching the photoelectric effect. Its application took place in a private educational institution with 3rd year high school students who actively participated, guided by the teacher who mediated each step of PMTU. The project was carried out in eight sequential classes and its results were analyzed at each stage. Its success has shown how these sequences lead to meaningful learning. Finally, a manual was produced in order to help new work by teachers in this area.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-10T21:13:26Z No. of bitstreams: 1 Rafhael Lucas Arruda Teles de Menezes.pdf: 2047125 bytes, checksum: c43e0c72e9dbbece7fa072801575d553 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T21:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafhael Lucas Arruda Teles de Menezes.pdf: 2047125 bytes, checksum: c43e0c72e9dbbece7fa072801575d553 (MD5) Previous issue date: 2021-08-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEfeito fotoelétricopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUnidades de Ensino Potencialmente Significativas para a aprendizagem do efeito fotoelétricopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

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