???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9201
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: aprendizagem dos conceitos de entropia e segunda lei da termodinâmica |
Título(s) alternativo(s): | Potentially significant teaching unit: learning of entropy concepts and the second law of thermodynamics |
Autor: | COSTA, José Adauto dos Reis |
Primeiro orientador: | RAMAYO GONZALEZ, Ramon Enrique |
Primeiro membro da banca: | CAMELO NETO, Gustavo |
Segundo membro da banca: | RODRIGUES, Sara Cristina Pinto |
Resumo: | Esta proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) visa contribuir para a ocorrência de aprendizagem significativa no Ensino de Física, porque neste enfoque os conceitos são abordados de maneira progressiva em nível de complexidade, a avaliação é feita durante toda a implementação e não somente ao final do processo de ensino/aprendizagem, com estratégias que estimulam a criatividade do aluno, relacionando os conceitos com assuntos presentes no cotidiano do aluno. Lembrando que, apesar da UEPS construída ser potencialmente significativa, esta deve ser adaptada ao público e aos conhecimentos dos alunos. Essa metodologia, que engloba diversificadas atividades, desde individuais até colaborativa (em grupos), favorece a participação dos alunos de forma mais ativa no processo de ensino/aprendizagem, propiciando uma construção do conhecimento mais rica em significados, portanto, construímos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para aprendizagem dos conceitos de entropia, fazendo abordagem estatística da temperatura, entropia e temperatura negativa, culminando com a reformulação da 2ª Lei da Termodinâmica. |
Abstract: | This Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) proposal aims to contribute to the occurrence of meaningful learning, because the concepts are approached progressively in terms of complexity, the evaluation is carried out during the entire implementation and not only at the end of the teaching/learning process, with strategies that stimulate the student's creativity, relating the concepts with subjects present in the student's daily life. Bearing in mind that, although the PSTU constructed is potentially significant, it must be adapted to the public and to the students' knowledge. This methodology, which encompasses several and diversified activities, from individual to collaborative (in groups), favors the participation of students in a more active way in the teaching/learning process, providing a construction of knowledge richer in meanings, therefore, we built a Potentially Significant Teaching for learning the concepts of Entropy, the statistical approach to temperature, temperature that culminates with the reformulation of the 2nd Law of Thermodynamics. |
Palavras-chave: | Ensino de física Entropia Termodinâmica Aprendizagem significativa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | COSTA, José Adauto dos Reis. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: aprendizagem dos conceitos de entropia e segunda lei da termodinâmica. 2022. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9201 |
Data de defesa: | 28-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jose Adauto dos Reis Costa.pdf | Documento principal | 2,85 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.