Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Cláudio Roberto Barrozo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3797629213095919por
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.contributor.referee1SUNDHEIMER, Michael Lee-
dc.contributor.referee2FIGUEIREDO, Pedro Hugo de-
dc.date.accessioned2023-07-10T16:40:17Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Cláudio Roberto Barrozo da. Ensino de Astronomia usando um jogo de trilha para o estudo da evolução estelar no Ensino Médio. 2020. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9196-
dc.description.resumoNessa dissertação é abordado o ensino de Astronomia destacando o ciclo de vida de uma estrela. Para isso foi feita uma introdução ao estudo de temas como nebulosa, sistema solar e estrela. É apresentada a importância de inserir e escolher os materiais potencialmente significativos, onde o seu uso favorece o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas atividades de ensino. O referencial teórico nas atividades pedagógicas foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel. É descrito ainda, todas as etapas do processo de ensino, aplicação e elaboração de testes de sondagem, levantando os conhecimentos prévios dos estudantes, assim como a análise e discussão dos resultados obtidos nos testes aplicados. Descreve a elaboração e aplicação de um produto educacional direcionado ao ensino da astronomia que consiste num jogo de tabuleiro, Via Solare, especificamente uma trilha, onde todo o seu trajeto é aplicado os tópicos astronômicos abordados nas atividades em sala de aula. Esse produto educacional foi aplicado na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Guedes, localizada na cidade de Vicência (PE). O público-alvo das atividades foi estudantes de segundo ano do ensino médio. Essa tomada de ações como o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, passando pelo uso de materiais potencialmente significativos e aplicação de produto educacional, mostram que os dados coletados nessa atividade proposta de ensino de astronomia com o uso da trilha, apresentam resultados que favorecem uma aprendizagem significativa dos estudantes.por
dc.description.abstractIn this dissertation, the teaching of astronomy is addressed, highlighting the life cycle of a star. For this, an introduction to the study of topics such as nebula, solar system and star was made. The importance of inserting and choosing potentially significant materials is presented, where their use favors the development of the teaching-learning process in teaching activities. The theoretical framework in pedagogical activities was based on the significant learning of David Ausubel. It is also described, all the stages of the teaching process, application and elaboration of probing tests, raising the student’s previous knowledge, as well as the analysis and discussion of the results obtained in the applied tests. It describes the elaboration and application of an educational product directed to the teaching of astronomy that consists of a board game, Via Solare, specifically a track board game, where all its path is applied to the astronomical topics covered in the classroom activities. This educational product was applied at the Padre Guedes High School Reference School (EREM), located in the city of Vicência (PE). The target audience for the activities was second year high school students. This taking of actions such as the survey of students' previous knowledge, passing through the use of potentially significant materials and the application of an educational product, show that the data collected in this proposed activity of teaching astronomy with the use of the trail, present results that favor learning significant of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-10T16:40:17Z No. of bitstreams: 1 Claudio Roberto Barrozo da Silva.pdf: 2726303 bytes, checksum: cbec784d2ff30bd235d64a5957c4aa77 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T16:40:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudio Roberto Barrozo da Silva.pdf: 2726303 bytes, checksum: cbec784d2ff30bd235d64a5957c4aa77 (MD5) Previous issue date: 2020-10-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino de astronomiapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectJogo educativopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de Astronomia usando um jogo de trilha para o estudo da evolução estelar no Ensino Médiopor
dc.title.alternativeAstronomy teaching using a board game of trail for the study of star evolution in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudio Roberto Barrozo da Silva.pdfDocumento principal2,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.