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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise de aspectos da educação ambiental crítica e da ABP em livros didáticos de ciências do 9° ano do ensino fundamental aprovados no PNLD 2020
Autor: SOUZA, Bruna Kelly Pereira Alves de 
Primeiro orientador: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Primeiro membro da banca: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Terceiro membro da banca: SÁ, Roberto Araújo
Resumo: Vivenciamos uma crise socioambiental que é resultado de diversos fatores, inclusive do modelo econômico vigente na atual sociedade. Diante disso, é importante o desenvolvimento de práticas educativas que auxiliem na formação de cidadãos críticos e autônomos, que estejam preparados para atuar de maneira significativa na sociedade, promovendo, assim, mudanças reais e significativas. Nesse sentido, destaca-se o papel da Educação Ambiental a partir da perspectiva crítica, como alternativa para enfrentar os desafios da crise civilizatória na busca por uma sociedade socioambientalmente justa. Neste trabalho, buscou-se compreender como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode auxiliar nesse processo, visto que trata-se de uma metodologia ativa que busca soluções para problemas reais. Além da ABP, a escola também dispõe de recursos que contribuem para o processo formativo do aluno, sendo um deles o Livro Didático (LD), que é garantido para todos os estudantes e muitas vezes é o único recurso disponível, assim, é importante compreender como o LD atua também na formação desses sujeitos. Desse modo, o presente trabalho objetivou caracterizar questões que abordam temas/conteúdos de educação ambiental apresentadas em livros didáticos de ciências do 9° ano do ensino fundamental, aprovados no PNLD de 2020, com base na perspectiva da EA-Crítica e da ABP. Esse estudo de natureza qualitativa utilizou processo de descrição e interpretação com a finalidade de compreender o objeto de estudo investigado. Foi utilizado o Guia do Livro Didático para selecionar as obras do componente curricular de Ciências mais distribuídas em 2020, a partir desse dado, foram escolhidas as obras que afirmavam utilizar a metodologia ABP em seu conteúdo. Para critério de análise, foi determinado o trabalho com a unidade temática Vida e Evolução, que engloba duas habilidades destinadas à temática ambiental definida pela Base Nacional Comum Curricular. As unidades temáticas que envolvem discussões sobre aspectos/temas da educação ambiental (conteúdos/questões de cunho socioambiental), nos livros didáticos do 9° ano foram analisadas com base em categorias delimitadas a partir da fundamentação teórica da pesquisa. Foram analisados dois livros didáticos pertencentes a duas coleções distintas, o LD1 e o LD2. Foi observado que ambas as obras trazem em seu conteúdo questões de viés ambiental, no entanto, a criticidade dessas questões ainda são bastante implícitas. Além disso, o LD1 não trouxe em suas questões/atividades a aplicação da metodologia da ABP, diante disso, foi elaborado um problema em ABP em que fosse possível conseguir aplicar tal metodologia. Por outro lado, o LD3 trouxe um problema em ABP o que significa um grande avanço nas práticas pedagógicas. Diante disso, os resultados dessa pesquisa nos levaram a refletir sobre a importância da pesquisa em EA-Crítica, da metodologia em ABP e do LD, e como estes podem atuar na educação básica em prol de uma educação inovadora, criativa e de qualidade.
Abstract: We are experiencing a socio-environmental crisis that is the result of several factors, including the current economic model in society. Therefore, it is important to develop educational practices that help in the formation of critical and autonomous citizens, who are prepared to act in a meaningful way in society, thus promoting real and significant changes. In this sense, the role of Environmental Education is highlighted from a critical perspective, as an alternative to face the challenges of the civilization crisis in the search for a socio-environmentally just society. In this work, we sought to understand how the methodology of Problem-Based Learning (PBL) can help in this process, since it is an active methodology that seeks solutions to real problems. In addition to the PBL, the school also has resources that contribute to the student's training process, one of which is the Didactic Book (LD), which is guaranteed for all students and is often the only resource available, so it is important to understand how the textbook also acts in the formation of these subjects. In this way, the present work aimed to characterize issues that address themes/content of environmental education presented in science textbooks of the 9th grade of elementary school, approved in the PNLD of 2020, based on the perspective of EA-Critic and the PBL. This qualitative study used a description and interpretation process in order to understand the investigated object of study. The Textbook Guide was used to select the works of the Science curricular component most distributed in 2020, from this data, the works that claimed to use the PBL methodology in their content were chosen. For the analysis criterion, the work with the thematic unit Life and Evolution was determined, which encompasses two skills destined to the environmental theme defined by the National Curricular Common Base. The thematic units that involve discussions on aspects/themes of environmental education (content/issues of a socio-environmental nature) in the 9th grade textbooks were analyzed based on categories delimited from the theoretical foundation of the research. Two textbooks belonging to two distinct collections, LD1 and LD2, were analyzed. It was observed that both works bring in their content issues of environmental bias, however, the criticality of these issues are still quite implicit. In addition, LD1 did not bring in its questions/activities the application of the PBL methodology, before that, a problem was created in PBL in which it was possible to apply such methodology. On the other hand, LD3 brought a problem in PBL, which means a great advance in pedagogical practices. Therefore, the results of this research led us to reflect on the importance of research in EE-Critical, methodology in PBL and textbook, and how they can act in basic education in favor of an innovative, creative and quality education.
Palavras-chave: Educação ambiental
Aprendizagem baseada em problemas
Livro didático
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SOUZA, Bruna Kelly Pereira Alves de. Uma análise de aspectos da educação ambiental crítica e da ABP em livros didáticos de ciências do 9° ano do ensino fundamental aprovados no PNLD 2020. 2022. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9194
Data de defesa: 3-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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